
O Grupo Marquise, corporação de Fortaleza que controla empresas de construção civil, finanças, hotelaria, comunicação e da área ambiental, terceirizou a gestão de sua infra de TI com a Microcity.
O projeto faz parte da estratégia do grupo de dobrar o faturamento até 2014 e compreende a gestão de mais de 350 desktops, notebooks e outros equipamentos, além da manutenção destes e de outros 250 computadores pertencentes ao grupo.
O Marquise está presente em 17 estados brasileiros, empregando cerca de cinco mil funcionários que atendem a um público de mais de 8,5 milhões de pessoas, somando-se todas as áreas de atuação.
O contrato de terceirização foi fechado em 2010, depois que perspectivas de crescimento em função, principalmente, das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil, aqueceram as metas de crescimento do grupo cearense.
Conforme Manoel Ribeiro, superintendente de TI do grupo, o objetivo foi garantir o e tecnológico para a expansão dos negócios.
“Com o crescimento exponencial, tornou-se um desafio montar uma estrutura de informática adequada”, explica Ribeiro. “A terceirização traz mais produtividade às equipes. Além de garantir o bom funcionamento das máquinas, permite que o departamento de TI mantenha o foco em atividades que gerem valor para nosso negócio”, complementa a diretora do Marquise, Carla Pontes.
Ainda segundo Ribeiro, a Microcity foi a fornecedora selecionada principalmente por ter atuação em todo o território nacional.
“Temos filiais no Norte, Nordeste e Sudeste. A Microcity tem a capilaridade necessária para oferecer atendimento em todas essas praças”, afirma o superintendente.
Já Carla ressalta, ainda, que terceirizar a gestão da infra de TI garante ao grupo poder atender a projetos emergenciais.
“Estamos sempre abrindo novas unidades, conquistando novas obras. Queremos que o crescimento da empresa aconteça sem entraves na parte tecnológica”, ressalta a diretora.
Além disso, tem a economia gerada. Segundo Ribeiro, no setor de TI isso já é percebido.
“Antes, cada filial tinha seus contratos de microinformática. Com a chegada da Microcity, houve um ganho de gestão”, finaliza ele.
A Microcity atua em infraeestrutura de TI como serviço. Na terceirização de lan e desktops, a companhia tem base própria instalada de mais de 180 mil equipamentos – a maior do país, segundo dados da companhia, que tem sede em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.