A Microcity, empresa paulista que oferece infraestrutura de TI como serviço, acaba de lançar o projeto “Um Micro por uma Árvore”, que visa neutralizar a emissão de CO2eq de todas as suas operações, com o plantio de árvores para fins de recuperação e reflorestamento.
A empresa pretende plantar 10 mil árvores até fevereiro de 2011, começando em novembro (mês favorável, devido às condições climáticas), e promoverá a recuperação da mata ciliar do Rio Tietê no Parque Várzeas do Tietê.
Participa do projeto o IBDN - Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que desde 91 vem desenvolvendo projetos na área de educação e preservação do meio ambiente.
Junto ao projeto de Neutralização de Carbono, a Microcity também será certificada por outro projeto do IBDN, o "Empresa Parceira da Natureza", por atender os 10 compromissos estipulados pelo Instituto, entre eles: implantar a coleta seletiva e destinar seus resíduos à reciclagem, investir em projetos de educação ambiental, promover a ecoeficiência utilizando papel e materiais reciclados e minimizar seus impactos ao meio ambiente.
O número de árvores cobre a emissão da empresa em média de locomoção dos colaboradores do trajeto casa/trabalho/casa, consumo de energia elétrica, água e esgoto, produção de resíduos, transporte para as entregas e retiradas dos equipamentos alocados pelos clientes, além das visitas técnicas.
A Microcity também neutralizará o consumo de energia elétrica de seus computadores instalados nas empresas dos clientes, durante o período de dois anos que é a média de seus contratos.