REUNIÃO

Microsoft cria comitê da indústria para AI 6k1h3u

Grupo conta com empresas como Bradesco, Vivo, Grupo Fleury, Sulamérica e Car10. 3s3x8

25 de março de 2020 - 13:38
Primeira reunião foi realizado on-line. Foto: Pexels.

Primeira reunião foi realizado on-line. Foto: Pexels.

A Microsoft anunciou a criação de um comitê da indústria para inteligência artificial no Brasil em conjunto com outras empresas e organizações. 

Segundo o site TI Inside, o grupo tem a proposta de se reunir trimestralmente para discutir o uso ético e responsável da IA, além dos desafios e oportunidades trazidos pela tecnologia.

A primeira reunião, realizado on-line, contou com a presença de executivos de empresas como Bradesco, Vivo, Grupo Fleury, Sulamérica e Car10, além da participação de Miriam Wimmer, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e do Instituto de Tecnologia Social (ITS) também estiveram presentes no encontro.

“Construir coalizões fortes por meio de alianças da indústria, como o AI Industry Board, é apenas uma maneira de garantir uma inovação responsável que apoie a transformação das principais indústrias e beneficie a economia nacional ", destacou Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo da Microsoft.

Para a empresa, o Brasil está avançando na adoção de tecnologia e este é um momento propício para a criação de um AI Industry Board. 

"É uma maneira construtiva de garantir que a IA seja usada da melhor maneira possível, observando e discutindo seus impactos em diferentes setores, incluindo a capacitação de profissionais para a nova realidade do trabalho", afirmou Tânia Cosentino, presidente da  Microsoft Brasil, ao TI Inside.

No Brasil, um estudo sobre o impacto da IA no mercado de trabalho, encomendado pela Microsoft à consultoria americana DuckerFrontier, analisou o que a IA pode trazer para o país, até 2030, na economia e na sociedade em cenários de benefício mínimo e máximo na adoção da tecnologia.

Segundo a pesquisa, o setor de serviços corporativos se beneficiará mais com maior incorporação de IA, com 26 milhões de novos empregos criados. 

Ainda de acordo com a publicação, haverá 103% mais empregos até 2030 em comparação com as estimativas do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o mesmo período, uma vez que os efeitos da automação e da criação de novos empregos aumentariam 258% nos serviços corporativos do setor.

Outros setores que teriam ganhos importantes na criação de novos empregos seriam a manufatura, os setores de varejo, atacado, hotelaria e alimentação e construção.

Leia mais 6z23s

TIMING

Microsoft Teams cai por duas horas 2y653i

Há 1898 dias
TRABALHO

Microsoft ordena home office por coronavírus 2i3n5r

Há 1910 dias
INDÚSTRIA

Beira Rio tem inteligência artificial com Paipe 2n283s

Há 1895 dias
FORMAÇÃO

Softbank tem curso de inteligência artificial 2f1252

SAÚDE

Grupo Fleury tem inteligência artificial com Laura 122031

REFLEXÃO

Nem tudo é Inteligência Artificial 6u734z

CHATBOTS

Banco RCI aposta em inteligência artificial com a Nama 5l1z72

INOVAÇÃO

ITS mostra inteligência artificial no SAP NOW 6k3b2o

FUTURO

A Inteligência Artificial já chegou na indústria 5w3ec

INOVAÇÃO

Vale cria centro de inteligência artificial 22651e