Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Clelio Campolina Diniz, Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foto: ASCOM/MCTI.
No dia 25 de novembro, o evento com a temática Direitos da Cidadania – Economia Criativa, Modelos para um País Desenvolvido, que faz parte da série de Diálogos Capitais Metrópoles Brasileiras, vai contar com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, entre os palestrantes.
Diniz falará sobre o tema “Desafios para fomentar a inovação no Brasil”.
Em março, o ministério de Ciência e Tecnologia acabou entrando na reforma ministerial anunciada pela presidente Dilma Rousseff. Na época, o gaúcho Marco Antônio Raupp, um gestor de perfil técnico na pasta desde janeiro de 2012, foi substituído por Diniz, profissional de perfil similar que era o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Se Raupp antes de assumir o MCT era presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) e um dos fundadores do Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo, Diniz foi foi diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC).
Pela troca recente e pelo histórico de perfis técnicos coordenando a área, é de se esperar que Diniz permaneça no cargo quando o novo ciclo de Dilma se iniciar.
O evento em Porto Alegre também conta com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o diretor regional da IBM no Rio Grande do Sul, Luís Toledo; o diretor de Negócios da Sabia, Demetrius Ribeiro Lima; e a diretora da Cello Comunicação, Andréa de Lima. A mediação será feita pelo jornalista Dal Marcondes, diretor da Envolverde e colunista de Carta Capital.
Os diálogos sobre Metrópoles Brasileiras já movimentaram São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
O objetivo é apontar os principais problemas das megacidades e identificar as soluções disponíveis para que se possa trabalhar por cidades melhores e mais amigáveis sob todos os pontos de vista.
O encontro na capital gaúcha será das 8h às 13h, no Novotel (Avenida Soledade, 575). As inscrições podem ser feitas no site do evento.