
É importante definir uma estratégia clara e contar com ferramentas que ofereçam flexibilidade para escolher quando e como seguir. Foto: divulgação/Red Hat.
A modernização é a principal prioridade de investimento das empresas quando o assunto é tecnologia. Levantamento realizado pela Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções open source empresariais, com mais de 700 executivos de TI em todo o mundo, mostrou que 45% deles estão focados em atualizar seu ecossistema de aplicativos. O foco nessa atualização tem razão de ser: as companhias querem estar preparadas para integrar suas tecnologias a novas soluções, principalmente a inteligência artificial e a automação.
"Hoje o sucesso de uma empresa está em sua capacidade de se adaptar, inovar e fornecer continuamente novos produtos e serviços de alto valor agregado aos clientes, especialmente com a chegada da IA. A implementação de uma estratégia de modernização de aplicativos atende a esses requisitos ao mesmo tempo em que otimiza custos, reduz silos operacionais e potencializa a agilidade empresarial", destaca Thiago Araki, diretor sênior de tecnologia para a América Latina na Red Hat.
De olho no futuro
Embora fundamental para as companhias, a modernização de aplicativos pode ter um significado diferente para cada uma delas. Por isso, é importante definir uma estratégia clara e contar com ferramentas que ofereçam flexibilidade para escolher quando e como seguir.
"Soluções open source, como o Red Hat® OpenShift, cumprem bem esse papel. Reconhecida como Líder no primeiro Magic Quadrant™ do Gartner® para a gestão de containers, a plataforma cria experiências consistentes entre ambientes, fluxos de trabalho e equipes, ajudando as organizações a acelerar o desenvolvimento e a entrega de aplicativos modernos em ambientes híbridos, do centro de dados até a nuvem e a edge", explica Maria Bracho, CTO para a América Latina na Red Hat.
Alinhada com as principais demandas do mercado, ainda oferece uma versão preparada para a era da inteligência artificial. O Red Hat® OpenShift® AI é uma plataforma MLOps flexível e escalável, com ferramentas para criar, implantar e gerenciar aplicações usando IA. A ferramenta oferece e ao ciclo de vida completo de modelos e testes de inteligência artificial e machine learning, tanto on-premise quanto na nuvem pública. "Contamos com um ecossistema aberto de parceiros de software, hardware e serviços possibilitando aos clientes ter a flexibilidade necessária para casos de uso específicos em sua empresa ou segmento de atuação", afirma Sandra Vaz, diretora sênior de Partner Ecosystem para a América Latina na Red Hat.
Foco na segurança
Os avanços tecnológicos, impulsionados pela IA, também estão reforçando a atenção e os cuidados com a segurança. A inteligência, detecção e resposta a ameaças é a principal prioridade para 34% dos executivos ouvidos pelo relatório da Red Hat, com segurança de nuvem (33%) e em redes (31%), além de proteção de dados (30%), aparecendo na sequência dos principais investimentos para este ano.
Modernizar aplicações e também a infraestrutura de TI é uma resposta eficiente para acompanhar a crescente complexidade do cenário de ameaças cibernéticas. "O Red Hat OpenShift e o Red Hat OpenShift AI podem aplicar controles de segurança à cadeia de fornecimento de software, melhorando a proteção às aplicações sem reduzir a produtividade do desenvolvedor. Desta forma, as empresas controlam, defendem e estendem suas plataforma de aplicações durante todo o ciclo de vida", conclui Boris Kuszka Diretor dos Arquitetos de Solução para a Red Hat LATAM.