Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Foto: flickr.com/photos/anleese
A Microsoft vai investir US$ 5 milhões ao longo dos próximos três anos na capacitação de jovens na América Latina.
O investimento será feito via doações em dinheiro e em licenças de software pela multi, dentro do programa Novos Empregos e Oportunidades (NEO), dirigido pelo BID e pela International Youth Foundation (IYF).
Um dos parceiros corporativos do projeto, a Microsoft integra a meta de capacitar um milhão de jovens latino-americanos e caribenhos dentro da iniciativa, colocando pelo menos metade no mercado até 2015.
De acordo com dados divulgados pelos gestores do NEO, um terço da população da América Latina terá de 15 a 34 anos dentro de três anos, mas atualmente um a cada cinco jovens na faixa etária de 15 a 29 não trabalha nem estuda.
Além disso, de acordo com o recente relatório da International Youth Foundation, menos de metade dos estudantes do ensino médio na região concluem seus estudos.
Para especialistas, os problema enfrentados na formação básica se refletem na chegada ao mercado de trabalho, seja pelo abandono dos estudos, seja pela escolha de carreira preterindo a área de TI.
No Brasil, a carência de mão de obra na TI, que pode chegar 3 milhões de profissionais ausentes no mercado brasileiro no curto prazo, segundo dados do ministério de Ciência e Tecnologia.
No NEO, a Microsoft irá contribuir com recursos para fornecimento de conteúdo, bolsas de estudo, capacitação prática, formação profissional e mentoring.
Na mesma linha de formação e contribuição social, a companhia anunciou que irá lançar a versão regional do Innovate4Good@Microsoft, comunidade global de jovens que se beneficiaram de projetos da multi.
O primeiro encontro do grupo na América Latina será na Cidade do México, entre os dias 14 e 15 de julho, para identificar oportunidades de atuação dos jovens locais em suas comunidades com aplicação de soluções e recursos da MS.