
A Muffatão conta com unidades de atacado e distribuição espalhadas por Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação.
A Muffatão, empresa familiar que conta com uma rede de varejo com sede em Cascavel e unidades de atacado e distribuição espalhadas por Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, atualizou seu ambiente SonicWall para a versão virtual.
Como parte de um processo de migração de sua infraestrutura para um ambiente em nuvem baseado em um data center de colocation, substituiu o modelo on-premise do SonicWall (utilizado desde 2017) para a versão virtual SonicWall NSv 200.
Para o projeto, o time de TI do Muffatão contou com o apoio da Uni-IT, parceiro de negócios da SonicWall Brasil.
“Temos, hoje, uma capacidade de processamento oito vezes maior do que a anterior”, diz Elieber Giehl de Lima, gerente de TI do Muffatão.
Segundo ele, o objetivo da área de TI e segurança com a mudança era oferecer serviços elásticos para acompanhar a expansão da empresa sem realizar upgrades do firewall em formato de appliance.
O tráfego do Muffatão é criptografado e a nova estrutura virtualizada acelera a checagem desse fluxo.
“Ganhamos velocidade para identificar, na nossa rede, ameaças disfarçadas”, detalha.
A solução da SonicWall tem colaborado para a organização bloquear ataques de phishing e ransomware.
Em relação à conectividade entre a matriz e as operações remotas, a empresa viu resultados na topologia NSv 200 no data center virtualizado e SonicWall SOHO (appliances físicos) nas lojas e atacados produziu resultados.
“VPNs seguras garantem a conectividade de toda a nossa rede; conseguimos, também, otimizar o uso de links de Telecomunicações – não tivemos necessidade de contratar mais nenhum link MPLS depois da entrada em cena da tecnologia SonicWall”, detalha.
Com o projeto, todos os servidores e alguns endpoints de usuários estratégicos ganharam a solução SonicWall Capture Client.
“Esses agentes de segurança estão elevando a confiabilidade de servidores de missão crítica; a solução usa recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning para ampliar a segurança desses endpoints – isso é feito de forma eficiente e sem nenhum impacto na performance de aplicações”, conta Lima.
Para conseguir visualizar tudo o que se a em seu ambiente, o Muffatão utiliza a plataforma de gerenciamento SonicWall GMS (Global Management System).
“Essa empresa saiu na frente na adoção da inteligência SonicWall em forma de serviços; acredito que o principal objetivo desse projeto – ar, com segurança, o crescimento dos negócios do Muffatão – foi plenamente atingido”, finaliza Ricardo Kuntze, diretor técnico da Uni-IT.