Mundo Verde: 185 franquias no MicrovixERP 5p1i4v

A Mundo Verde, rede de produtos naturais que é a maior franquia do setor na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), adotou o ERP da vilense Microvix em suas 185 lojas, além do BI da mesma fornecedora para sua franqueadora. 63xz

09 de maio de 2011 - 16:04
Mundo Verde: 185 franquias no MicrovixERP

A Mundo Verde, rede de produtos naturais que é a maior franquia do setor na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), adotou o ERP da vilense Microvix em suas 185 lojas, além do BI da mesma fornecedora para sua franqueadora.

A implantação, que está em andamento e tem previsão de conclusão para setembro deste ano, vai atender às unidades da Mundo Verde no país e uma operação em Portugal – o que, só no ERP, soma cerca 1 mil usuários online.

“Nossas lojas recebem, diariamente, mais de 150 mil clientes em busca de pelo menos um dos mais de 10 mil itens oferecidos, sendo uma média de quatro a sete mil por loja, distribuídos por mais de 1 mil fornecedores”, detalha o diretor Financeiro da rede, Mafaldo Junior.

Uma estrutura que requer sistemas de gestão avançados e não é de hoje, segundo o executivo.

“Notamos a necessidade de um ERP, por exemplo, ainda em 2009, quando a empresa, que até então era familiar, foi adquirida pelo fundo de private equity Axxon Group. Na época, eram 120 lojas”, conta o diretor.

A venda para o fundo foi o pontapé inicial para uma mudança na gestão da companhia, que ou a buscar profissionalização nesta área, além de embasar também na TI o plano de expansão que traçou, segundo Mafaldo Junior.

“Com o plano visamos possuir, em 2015, 450 pontos de venda em todo o Brasil”, comenta o executivo.

Traçada esta meta, a empresa começou a busca por uma solução de gestão que permitisse atender não só às necessidades istrativas das lojas, mas também às demandas de gerenciamento e integração da franqueadora.

A decisão pela Microvix, segundo o diretor Financeiro, se deu por contemplar esta abrangência.

“Os pontos cruciais na escolha do sistema foram a homologação em todos os estados do Brasil, flexibilidade para customizações necessárias à nossa operação no ponto de venda e um BI, o que possibilita criar relatórios e facilita a análise dos dados gerados por toda a rede”, ressalta Mafaldo Júnior.

Uma escolha que, no que vai de projeto, parece ter agradado: a Mundo Verde já projeta a adoção de novos módulos do sistema da fabricante de ville.

“Futuramente, novos módulos e serviços serão agregados à solução de ERP, que será usada como plataforma tecnológica. Por exemplo, SPED, NFE, Gestão de Franquias e BPO”, afirma Hugo Fabiano José Cordeiro, CEO da Microvix.

A Mundo Verde atua na venda de produtos que vão desde alimentos diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose e dieta Kosher, até suplementos para atletas, livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos e cosméticos naturais, entre outros.

A rede não é a primeira a investir nas soluções da Microvix para gerenciar sistemas de franquias.

A Portobello Shop, por exemplo, adotou o Microvix ERP em 104 lojas franqueadas em todo o país, integrando toda a cadeia via Internet, além de disponibilizar aos credenciados um sistema de gestão integrado ao Oracle EBS na fábrica.

Outra que aposta nos softwares da companhia catarinense é a Chilli Beans, marca de óculos que usa as soluções da companhia em mais de 225 lojas do Brasil, além de uma no Panamá.

Outras redes, como Colcci, LezaLez, Akakia, Starpoint e Soulier também apostam nos sistemas da empresa de ville, que, ao todo, atende a mais de 65 mil usuários, distribuídos por mais de 5 mil lojas clientes.

Este ano, a meta da companhia é faturar R$ 20 milhões – R$ 6 milhões a mais do que a receita de 2010.

Para isso, o aumento da carteira está no foco.

“Este ano, mais 1,5 mil lojas serão agregadas à nossa base”, garante Cordeiro. “Temos, atualmente, 800 lojas fechadas e em fase de implantação”, finaliza.

Leia mais 6z23s

TAM Viagens controla franquias com EFM 5x462s

Jiva quer triplicar franquias. Sul na mira 1j5b72

Cresce número de microfranquia no BR 5c562z

Franquia de mkt digital canadense no Brasil 5c5c1h

Creditaria quer 14 novas franquias no Brasil 542so