
Valmir Tortelli, presidente da NDD.
A NDD Tech, uma empresa catarinense especializada em software para controle de impressão, acaba de comprar a Printwayy, uma concorrente do mesmo segmento.
Para a Printwayy, é uma volta para casa: a empresa foi fundada em 2014 por ex-funcionários da NDD Tech.
Ambas empresas ficam sediadas em Lages, uma pequena cidade de 161 mil habitantes localizada no centro de Santa Catarina, distante 250 km da capital.
As duas empresas desenvolvem software que faz o gerenciamento das impressões feitas pelas impressoras alugadas por empresas de outsourcing de impressão.
É um nicho de mercado bastante específico, no qual a NDD atingiu um domínio expressivo.
Com a compra da Printwayy, a NDD afirma que agora istra 75% do volume total de páginas impressas por meio de contratos de outsourcing no país, controlando 550 mil impressoras na ponta.
Segundo dados do IDC, foram impressas 19 bilhões de páginas em impressoras contradas por outsourcing no primeiro semestre de 2023.
No mesmo período, a NDD processou mais de 12 bilhões. A PrintWayy somou outras 4 bilhões de páginas.
É uma cifra notável, tendo em conta a diferença de tamanho das duas empresas. Fundada em 2004, a NDD é de longe a maior das duas, com cerca de 600 funcionários registrados no Linkedin, contra 30 da antiga concorrente.
Em nota, a NDD afirma que as duas marcas seguirão independentes. O mercado parece favorável para empresas com tecnologia que controlam impressoras.
“Com a descentralização dos postos de trabalho, a gestão de tudo que a pelos dispositivos precisa garantir um monitoramento completo, incluindo os equipamentos presentes em home office ou escritórios, para que o controle dos contratos seja feito em cima de informações reais, facilitando a reposição de suprimentos, a tomada de decisões e a maior redução de custos nas operações”, explica Valmir Tortelli, presidente da NDD.