Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Moacir Cardoso, CEO da NeoGrid. Foto: Divulgação.
A Neogrid, líder brasileira no mercado de gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM, na sigla em inglês), embarcou tecnologia de Business Intelligence da MicroStrategy em seus produtos.
O acordo envolve as soluções de Retail Insights e Distribution Insights da Neogrid, focadas em varejo e distribuição de produtos.
Na base de dados do Retail Insights, encontram-se, por exemplo, 70% dos dados de estoque e vendas do Brasil, com nível de informação diária, graças ao compartilhamento de informações de mais de 100 varejos.
“Com o apoio da plataforma analítica do BI, os dados estão em uma camada única e são ados também em um portal, que centraliza todas as informações”, explica Willians Estevam, responsável pela arquitetura de BI MicroStrategy da NeoGrid.
Estevam explica ainda que sem o apoio do BI era preciso ar várias bases de dados para ter o às informações.
“Para um único relatório, eram inúmeras conexões em bases diferentes, dependendo do tipo de consulta. Sem falar que o nível de performance da solução era bem diferente do que é hoje”, ressalta Estevam.
A Neogrid tem investido para dotar seus produtos de funcionalidades analíticas. Um o nesse sentido foi um investimento na startup mineira Lett Insights, com a qual se criou um produto conjunto focado em e-commerce.
A NeoGrid tem 600 funcionários e está sediada em ville, possuindo também unidades em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 2014, a empresa entrou na primeira edição do Quadrante Mágico do Gartner para Serviços de Integração de Dados, em uma posição próxima a da dos líderes de mercado GSX, IBM e Liaison Technologies.
Já para a MicroStrategy, acordos desse tipo são uma porta para novas oportunidades, num momento em que a empresa está numa posição complicada no mercado, com o faturamento estagnado na casa dos US$ 500 milhões desde 2011.
A empresa é a sobrevivente do mercado de BI corporativo, que ou por uma revolução em 2007 ano no qual a SAP adquiriu a Business Objects, a IBM a Cognos e a Oracle a Hyperion, deixando a MicroStrategy como o último grande player independente na área de BI.
O que é um ponto positivo num acordo como o fechado com a Neogrid. Oracle, SAP e IBM tem seus próprios produtos de SCM para proteger, algo com o que a MicroStrategy não precisa se preocupar.