TAX

Nestlé agiliza processos fiscais com Engineering 645j66

Adoção do DP-FISC acabou com duplicação de informações na base de dados do ERP SAP. 2a6t6q

13 de abril de 2020 - 12:35
Indústria gera um volume de cerca de 20 mil obrigatoriedades anuais. Foto: divulgação.

Indústria gera um volume de cerca de 20 mil obrigatoriedades anuais. Foto: divulgação.

A Nestlé, maior empresa de bebidas e alimentos do mundo, implantou o DP-FISC, sistema de apurações fiscais e obrigações órias nativo ao ERP SAP, com a Engineering, multinacional italiana especializada em transformação digital.

Segundo a companhia, o software fiscal anterior foi descontinuado porque uma melhora em performance e produtividade nas apurações fiscais era necessária, além de tomadas de decisões ágeis orientadas a dados.

O DP-FISC teria eliminado um problema histórico da Nestlé, que era a duplicação das informações na base de dados do ERP SAP, já utilizado pela empresa. 

"Isso nos tornava muito reativos, pois tínhamos que esperar o mês finalizar para fecharmos as apurações a fim de não corrermos o risco de duplicidade de informações ", conta Fábio Donatelli, gerente de impostos indiretos da Nestlé.

No primeiro mês em produção, o DP-FISC realizou 80% das entregas órias mensais, que equivalem a cerca de mil obrigatoriedades.

“Com uma arquitetura robusta e escalável, o DP-FISC utiliza o poder do processamento HANA. Com isso, obrigações que eram geradas em horas aram a ser processadas em minutos", afirma Martim Tuma, diretor de operações SAP da Engineering.

De acordo com a empresa, a solução reduziu o tempo de entrega do SPED Fiscal de 7 horas para 12 minutos, economizando 3400%.

Já o SPED Contribuições, que antes era gerado em oito horas, caiu para 17 minutos, o que equivale a 2724% de redução.

O recebimento de notas fiscais agora é automatizado por meio de um eletrônico, possibilitando a detecção do número de erros, além da mensuração de documentos por localidades.

"Deixamos simplesmente de subir notas fiscais no sistema para nos dedicarmos a uma posição mais estratégica, que é a tomada de decisões e o apoio ao negócio orientados pela ótica data-driven", afirma Bárbara Calil, coordenadora de projetos da Nestlé.

Seu projeto de tax transformation compreende as obrigações federais, estaduais, municipais e regimes especiais do setor alimentício, como Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e COFINS, entre outros.

A empresa possui um complexo cenário de apurações fiscais e tributárias devido à sua presença em quase 100% do território brasileiro. 

Hoje a indústria gera um volume de cerca de 20 mil obrigatoriedades anuais relativas a mais de 20 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas em 24 estados e 128 municípios onde opera, cada um com sua legislação.

A Nestlé instalou sua primeira fábrica no Brasil em 1921, na cidade paulista de Araras e hoje possui unidades em oito estados. Contando com 32 mil colaboradores diretos no país, está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar World.

Com mais de 150 empresas atendidas no Brasil, a Engineering é uma multinacional italiana com presença no país desde 2008. A empresa tem mais de 600 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Vitória, além de uma filial em Buenos Aires.

Leia mais 6z23s

POR DENTRO

Nestlé tem nova sede com alta tecnologia d3p1

Há 1927 dias
RH

Nestlé usa gamificação com Pushstart 1i2v5f

Há 2062 dias
INOVAÇÃO

Nestlé vai acelerar startups 6z5w46

Há 2102 dias
CARREIRA

Executivo brasileiro no board da Nestlé 5g119

CARREIRA

Vale a pena ou não fazer uma academia SAP? 552o3d

OPERAÇÃO

RCM digitaliza processos de campo com Engineering 6495j

EXCLUSIVO

Volvo reforma TI no Brasil 1c1x4d

TENDÊNCIA

Os princípios da clean architecture 3zs6j

ESCOLHA

Desenvolvimento web: qual tecnologia e framework utilizar? 4v4rt

CARREIRA

Engineering busca transformação do RH 1aq6w