Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Mr. Met, mascote dos New York Mets. Foto: divulgação.
O New York Mets, time de baseball que fica no bairro no Queens, em Nova York, firmou uma parceria com o SAS para adotar ferramentas de análise de dados a fim de aumentar o engajamento entre time e torcedores.
Com a ferramenta de analytics, o plano do clube, espécie de "primo pobre" dos multicampeões New York Yankees, é descobrir o que os iradores do Mets querem e como eles se comportam – desde quando e onde compram seus ingressos, os assentos que escolhem, quais bebidas preferem e a propaganda que os influencia – para que a organização seja capaz de oferecer experiências personalizadas.
A ferramenta do SAS a ser usada no time da Major League Baseball (MLB) promoverá uma rede de engajamento para gerar uma visão 360º dos torcedores, em que os dados auxiliarão a personalizar a comunicação e as promoções do time.
"Por analisar as informações de mídias sociais, mobile e e-mail, o time de beisebol poderá medir precisamente os sentimentos dos fãs em relação aos diferentes jogadores e partidas", afirmou o SAS em nota para a imprensa.
Segundo Lou DePaoli, Vice-Presidente Executivo e Chefe Oficial de Receitas do New York Mets, existe um crescimento constante no volume de dados no beisebol e o clube buscou novas maneiras de analisar essas informações.
"O SAS tem sido um grande parceiro na tarefa de analisar os dados e nos mostrar uma maneira única de engajar com nossos fãs. Esperamos continuar essa relação por muitos anos", finaliza.
Ao adotar a solução de analytics do SAS, os Mets se somam a outros clubes norte-americanos a usar sistemas da multinacional. Entre estes nomes estão times como o Orlando Magic, da NBA, os clubes da Major League Soccer (MLS), e o canadense Toronto Maple Leafs, que atua na NHL, liga nacional de hóquei.
Além do SAS, outras grandes empresas de tecnologia estão de olho nas ligas esportivas para levar suas soluções de processamento e análise de dados. A alemã SAP firmou em 2013 uma parceria com a NBA para usar a tecnologia Hana para sustentar a ferramenta de dados em tempo real da liga, o NBA Stats.
Além disso, a empresa alemã tem parceria com o San José Sharks, time da NHL, usando analytics no estádio do clube californiado, que foi batizado de SAP Center. No local, torcedores podem pedir bebida e comida no seu assento através de apps móveis, além de ter conectividade com redes sociais e os a estatísticas e informações sobre o desempenho dos atletas.