ESTRATÉGIA

Nextel: sai rádio e entra o 4G 3u3w5t

Operadora pretende usar a banda larga móvel para oferecer seus serviços de voz e dados. 6t6s2b

31 de janeiro de 2014 - 13:03
Nextel aposta no 4G. Foto: divulgação.

Nextel aposta no 4G. Foto: divulgação.

A Nextel está aos poucos se preparando para aumentar sua competitividade com as grandes operadoras do país. Especializada na tecnologia móvel iDEN, de chamadas de voz via rádio push-to-talk (PTT), agora a operadora se prepara para implantar sua rede 4G no país.

Com isso, a operadora pretende aposentar o rádio e usar a banda larga móvel de alta velocidade para oferecer seus serviços de voz e dados.

O novo posicionamento da Nextel vem no rastro de uma parceria fechada com a Telefônica, controladora da Vivo, para o uso da rede 3G da Telefônica/Vivo no Brasil e da Movistar no México.

Com a parceria, a empresa já expandiu o atendimento 3G de 300 localidades para mais de 3,1 mil municípios que contam com cobertura da Vivo.

Ainda assim, mesmo com o avanço, a Nextel tem um longo caminho para nadar com os tubarões na telefonia móvel brasileira. Embora seu serviço de iDEN tenha penetração principalmente no meio empresarial, a base 3G é incipiente, com apenas 318 mil clientes no país.

Em comparação, a Telefônica, que ocupa o primeiro lugar de market share segundo a Anatel, tem mais de 77 milhões de clientes de celular, o que representa uma fatia de 28,49% no mercado.

Quanto ao 4G, o início da operação da Nextel será no Rio de Janeiro, e utilizará a faixa de frequência de 1,8 GHz para o serviço. A ideia da empresa é estar com ela no ar antes da Copa do Mundo.

O valor do investimento na rede não foi aberto, mas faz parte do total de US$ 900 milhões que a empresa investiu no país nos últimos dois anos. Outro plano para a expansão do 4G é fazer com a Vivo um acordo semelhante ao do 3G, para oferecer o serviço em mais cidades.

Na parte comercial, a Nextel firmou parcerias com marcas de peso como a Apple e Motorola, ando a oferecer aparelhos como iPhone 5C e 5S para os clientes 4G.

A Nextel pretende puxar o plugue da rede iDEN, mas não vai aposentar os serviços de voz. Através de um aplicativo próprio - chamado Prip (onomatopéia para o baruilho que os aparelhos de rádio fazem) - a empresa emulará o uso do rádio nos smartphones, mas rodando através voIP via 4G.

Nos Estados Unidos, está disponível desde julho do ano ado na rede da Sprint, que comprou a Nextel naquele país e, em 2013, virou subsidiária da SoftBank. A Sprint desligou a rede iDEN em junho.

O plano da operadora é que os atuais usuários de iDEN no Brasil migrem para o aplicativo e a rede de rádio possa ser desligada em alguns anos.

Leia mais 6z23s

OLHO NO CORPORATIVO

GVT planeja entrada em telefonia móvel 39502f

Há 4549 dias
INTERNET MÓVEL

Nextel lança serviço 3G no Brasil 4d1p5z

Há 4541 dias
AGORA VAI

Vivo: 4G em Porto Alegre dia 18 347260

Há 4364 dias
TELECOM

Estádios da Copa terão WiFi grátis 4n3o2a

MUDANÇA

Nextel Brasil com nova presidência 3r2h5m

REESTRUTURAÇÃO

Controladora da Nextel demitirá 25% 6g3q4r

PARCERIA EM SERVIÇOS

Telefônica firma acordo com Nextel 2u624n

QUATRO NOVAS CAPITAIS

Nextel expande cobertura 3G no país y3di