
The Verge destacou Miguel Nicolelis como uma das 50 personalidades mundiais de 2014. Foto: Divulgação.
O site americano The Verge destacou o cientista brasileiro Miguel Nicolelis como uma das 50 personalidades mundiais de 2014. Nicolelis foi citado pelo projeto "Andar de novo", que tem como objetivo fazer com que pessoas com paralisia possam movimentar os membros inferiores usando um exoesqueleto comandado por atividade cerebral.
O projeto fez parte da cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014, que teve seu pontapé inicial dado por um paraplégico usando veste robótica. Apesar de ter sido visto nos últimos anos como ponto alto para a divulgação da inovação brasileira, o momento quase ou batido na transmissão do evento.
Além da empresa contratada pela Fifa para registrar os jogos ter mostrado tardiamente o momento, deixando pouco tempo para o público entender o que estava sendo apresentado, a TV Globo ainda dividiu a tela entre o paraplégico e a chegada da seleção ao estádio.
O destaque para a ação acabou acontecendo nas redes sociais. Muitas postagens repercutiram o momento do chute inicial e reclamaram da falta de atenção da televisão para o assunto.
Desenvolvido por um consórcio internacional que conta com a participação de 156 pessoas, de 25 países, o projeto é liderado pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal, do qual Nicolelis é fundador.
A lista de personalidades da Verge é dividida entre as categorias “Game Changers”, “personalidades do entretenimento”, “cientistas”, “titãs”, “artistas” e “novatos”.
Junto com Nicolelis na área da ciência também estão nomes como Elizabeth Spelke, de Harvard, que há mais de 30 anos pesquisa as habilidades mentais de crianças e bebês para compreender as origens do conhecimento humano; e John Kovac, líder de uma equipe que, trabalhando no Pólo Sul, relatou ter visto evidências que am um elemento-chave da teoria do Big Bang conhecido como "inflação" - ou o "bang" de Big Bang
A categoria “Game Changers” inclui, entre outros, Malala Yousafzai, a mais jovem vencedora do prêmio Nobel da paz; Danah Boyd, principal pesquisadora da Microsoft; e Tim Wu, professor da universidade de Columbia que perdeu a disputa para se tornar vice-governador de Nova York, mas recebeu apoio do presidente Obama em sua visão de uma internet regulamentada como um utilitário.
Os representantes do entretenimento são, entre outros, Matthew McConaughey, vencedor do último Oscar; o YouTuber PewDiePie, que tem mais de 30 milhões de inscritos em seu canal de vídeos; e Taylor Swift, que lançou um novo álbum em 2014 e retirou todas as suas músicas do serviço de streaming Spotify.
Entre os “titãs” estão Cindy Holland, vice-presidente de Conteúdo Original do Netflix; Elon Musk, CEO da Tesla; Jack Ma, fundador do Alibaba; Jeff Bezos, CEO da Amazon; e Satya Nadella, CEO da Microsoft.
No quesito “artistas”, alguns dos listados são Cary Fukunaga, diretor da série True Detective; David Benioff e D.B. Weiss, responsáveis pela série Game of Thrones; e Tim Howard, goleiro da seleção americana de futebol na Copa do Mundo.
Os novatos são Evan Spiegel, CEO do Snapchat; Travis Kalanick, CEO do Uber; Nick Woodman, CEO da GoPro, entre outros.
A The Verge foi fundada em 2011, em parceria com a Vox Mídia, e abrange temas como tecnologia, ciência, arte e cultura.