.jpg?w=730)
Vizinha do Rio de Janeiro, Niterói tem cerca de 513 mil habitantes. Foto: Danilo Borges/MTUR.
A Prefeitura de Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro com cerca de 513 mil habitantes, adotou a solução da MTM Tecnologia, empresa especializada em mobilidade dos fluxos de trabalho, para agilizar o desenvolvimento de suas soluções digitais.
No negócio realizado através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), a empresa vai fornecer a mobileX, plataforma de desenvolvimento de baixa codificação que permite a criação de aplicações nativas para ambientes web e móveis, como iOS e Android.
Em vigor desde o começo de 2020, o acordo compreende o licenciamento, hospedagem, e e manutenção da plataforma e de todos os aplicativos desenvolvidos a partir das ferramentas da MTM.
Através da plataforma, a SEPLAG a ter um ambiente centralizado para desenvolver, gerenciar e operar as aplicações, ampliando a sua capacidade de atender as demandas da prefeitura por soluções digitais.
Como resultado imediato, o contrato já resultou na entrega de ferramentas durante a pandemia do novo coronavírus, como um portal web e aplicativos móveis criados exclusivamente para centralizar os serviços relacionados à Covid-19.
Totalmente desenvolvido utilizando a plataforma mobileX, o portal teve mais de 3,5 milhões de page views em uma semana de operação.
Além de disponibilizar informações, a solução serve de o para a ação Niterói Ligada em Você, que apoia na triagem e no monitoramento de pessoas infectadas pela doença, e para o Programa de Renda Básica Temporária, que visa garantir o o à alimentação e a itens básicos de higiene.
As famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade receberam um cartão pré-pago com R$ 500 e, por meio do portal e dos aplicativos, podem checar se têm direito ao benefício, além da data e hora para retirada do cartão.
A plataforma também está sendo utilizada para desenvolver apps que apoiem outros programas, como a solução web que foi desenvolvida em cinco dias para atender o Programa Empresa Cidadã de Niterói, que destina um auxílio de R$ 1.045 para determinada parte da população.
Segundo a MTM, os servidores da Secretaria da Fazenda puderam ar de forma segura todas as informações enviadas pelas empresas e aprovar ou não o benefício através do portal de istração e operação das aplicações mobileX.
“O processo de transformação digital de estados e municípios precisa respeitar a natureza dinâmica dos serviços públicos e ser rápido para atender demandas urgentes, como é o caso agora”, destaca Gustavo Perez, diretor executivo da MTM Tecnologia.
Para a SEPLAG, as campanhas e serviços públicos precisam ser rapidamente operacionalizados em tempos de distanciamento social.
“A digitalização nos permite ser mais ágeis. As soluções web e mobile estão sendo altamente demandadas, e esse acordo nos oferece a capacidade de ter essas soluções rapidamente desenvolvidas e disponibilizadas para a população de Niterói”, afirma Ellen Cristine Bonadio Benedetti, secretária da SEPLAG.
Fundada em 2006, a MTM Tecnologia tem clientes como Hospitais Albert Einstein, Embasa, Grupo Fleury, Sírio Libanês e a divisão norte-americana da Carestream.