SOLUÇÕES

Niterói agiliza desenvolvimento com MTM 6vyc

Prefeitura da cidade fluminense contratou a plataforma mobileX para desenvolver suas aplicações. 504w36

21 de julho de 2020 - 14:02
Vizinha do Rio de Janeiro, Niterói tem cerca de 513 mil habitantes. Foto: Danilo Borges/MTUR.

Vizinha do Rio de Janeiro, Niterói tem cerca de 513 mil habitantes. Foto: Danilo Borges/MTUR.

A Prefeitura de Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro com cerca de 513 mil habitantes, adotou a solução da MTM Tecnologia, empresa especializada em mobilidade dos fluxos de trabalho, para agilizar o desenvolvimento de suas soluções digitais.

No negócio realizado através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), a empresa vai fornecer a mobileX, plataforma de desenvolvimento de baixa codificação que permite a criação de aplicações nativas para ambientes web e móveis, como iOS e Android.

Em vigor desde o começo de 2020, o acordo compreende o licenciamento, hospedagem, e e manutenção da plataforma e de todos os aplicativos desenvolvidos a partir das ferramentas da MTM. 

Através da plataforma, a SEPLAG a ter um ambiente centralizado para desenvolver, gerenciar e operar as aplicações, ampliando a sua capacidade de atender as demandas da prefeitura por soluções digitais.

Como resultado imediato, o contrato já resultou na entrega de ferramentas durante a pandemia do novo coronavírus, como um portal web e aplicativos móveis criados exclusivamente para centralizar os serviços relacionados à Covid-19.

Totalmente desenvolvido utilizando a plataforma mobileX, o portal teve mais de 3,5 milhões de page views em uma semana de operação.

Além de disponibilizar informações, a solução serve de o para a ação Niterói Ligada em Você, que apoia na triagem e no monitoramento de pessoas infectadas pela doença, e para o Programa de Renda Básica Temporária, que visa garantir o o à alimentação e a itens básicos de higiene.

As famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade receberam um cartão pré-pago com R$ 500 e, por meio do portal e dos aplicativos, podem checar se têm direito ao benefício, além da data e hora para retirada do cartão.

A plataforma também está sendo utilizada para desenvolver apps que apoiem outros programas, como a solução web que foi desenvolvida em cinco dias para atender o Programa Empresa Cidadã de Niterói, que destina um auxílio de R$ 1.045 para determinada parte da população.

Segundo a MTM, os servidores da Secretaria da Fazenda puderam ar de forma segura todas as informações enviadas pelas empresas e aprovar ou não o benefício através do portal de istração e operação das aplicações mobileX. 

“O processo de transformação digital de estados e municípios precisa respeitar a natureza dinâmica dos serviços públicos e ser rápido para atender demandas urgentes, como é o caso agora”, destaca Gustavo Perez, diretor executivo da MTM Tecnologia.

Para a SEPLAG, as campanhas e serviços públicos precisam ser rapidamente operacionalizados em tempos de distanciamento social.

“A digitalização nos permite ser mais ágeis. As soluções web e mobile estão sendo altamente demandadas, e esse acordo nos oferece a capacidade de ter essas soluções rapidamente desenvolvidas e disponibilizadas para a população de Niterói”, afirma Ellen Cristine Bonadio Benedetti, secretária da SEPLAG.

Fundada em 2006, a MTM Tecnologia tem clientes como Hospitais Albert Einstein, Embasa, Grupo Fleury, Sírio Libanês e a divisão norte-americana da Carestream.

Leia mais 6z23s

DIGITAL

Getnet: e-commerce no atacado 1w2n4m

Há 1767 dias
DEMANDA

Grupo Dimed capacita mão de obra com Viaflow 1u293r

Há 1768 dias
SAÚDE

Unity tem gestão de processos com Ellevo 3m2g1r

Há 1768 dias
OCR

Itapoá tem cercamento eletrônico com Pumatronix 2g3tx

QUALIDADE

NDD obtém ISO 9001 661d4g

LÍDER

Solo Network vence Prêmio Microsoft Partner of the Year Brazil 2020 3v4w1c

FORMAÇÃO

EY: MBA digital disponível para 284 mil funcionários 2a6j6b

INOVAÇÃO

Atento conquista ISO 56002 4b3y4k

EXPANSÃO

Wipro compra Ivia 1f2w53

SEGURANÇA

Falha no NetWeaver expõe sistemas SAP 3kzh