.jpg?w=730)
Luiz Tonisi, country manager da Nokia no Brasil. Foto: divulgação.
A Nokia anunciou a ativação de uma rede experimental de 5G em Pindamonhangaba, município localizado no interior de São Paulo, com a operadora Americanet.
Isso será possível porque as empresas obtiveram junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a licença em caráter de teste e pesquisa para as experimentações, utilizando as faixas de 700MHz, 3,5 e 26 GHz.
Durante testes já realizados, as companhias afirmam que alcançaram as velocidades mais rápidas em 5G da América Latina: uma velocidade sustentada de 3.9 Gbps e picos de mais de 4.14 Gbps.
Além disso, a Nokia apresentou sua solução end-to-end (E2E), incluindo terminais de usuários Fast Mile, estações macro e small cells para cobrir, respectivamente, ambientes externos e internos.
Segundo a companhia, os benefícios dessa tecnologia impulsionarão a transformação digital das empresas e a universalização do o à banda larga em regiões fora dos grandes centros urbanos.
Além dos testes em 3,5 GHz, a Nokia demonstrou soluções em ondas milimétricas mmW em 26 GHz. Essa tecnologia deve melhorar a experiência do cliente, possibilitando que os usuários atinjam velocidades mais altas de conexão e latências mais baixas.
Segundo a Nokia, a parceria com a Americanet vem para demonstrar o potencial de 5G como uma plataforma de novos serviços digitais com oportunidades no futuro bem próximo.
“É importante que todas as empresas participem ativamente das discussões e se capacitem no potencial de 5G, para promover desde já a tecnologia e novos modelos de negócio que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o desenvolvimento fora dos grandes centros urbanos”, afirma Luiz Tonisi, country manager da Nokia no Brasil.
Fundada em 1865, a finlandesa Nokia tem clientes provedores de serviços de comunicação que am mais de 6,4 bilhões de s com suas redes de rádio, enquanto os clientes corporativos implantaram mais de 1,3 mil redes industriais em todo o mundo.
Já a Americanet foi criada em 1996 e tem sede em Barueri, São Paulo. Hoje a operadora atua no mercado corporativo e residencial, oferecendo soluções de voz fixa, móvel e dados. Ela conta com infraestrutura e tecnologia baseada em redes de fibra óptica com extensão de mais de 21 mil quilômetros.