A Novell anunciou nesta quinta-feira, 11, a disponibilidade da versão beta de sua plataforma de colaboração social de próxima geração, Novell Vibe, que se divide em duas soluções, OnPrem3 e Cloud.
Segundo a empresa, a solução é baseada em ambientes físicos e nuvem.
A ideia é abrir às empresas a possibilidade de aproveitar tecnologias de colaboração para melhorar a produtividade sem comprometer a segurança exigida nos ambientes corporativos atuais.
"Os usuários corporativos estão vivenciando o valor das mensagens e redes sociais em sua vida pessoal e as estão levando para seu ambiente de trabalho”, ressalta Michael Fauscette, Vice-presidente do Grupo de Soluções de Software Corporativo do IDC.
O ambiente, completa Fauscette, pode ser desesperador para os CIOs, “que não têm controle ou visibilidade sobre quais informações estão sendo compartilhadas".
Entre os recursos da Novell Cloud Vibe estão a possibilidade de formar grupos e espaços de trabalho colaborativo e concluir projetos em equipe, além de compartilhar e coeditar arquivos. A plataforma também oferece uma rede social corporativa com messenger, chat, blogs e wikis.
No Novell OnPrem Vibe será possível criar espaços de colaboração personalizados, formulários e fluxogramas de trabalho.
Na fase alfa, mais de 7,5 mil pessoas utilizaram a ferramenta.
Parte da Novell Vibe, o recurso Cloud permite ainda a incorporação de gadgets em correntes de mensagens. Com o objetivo de criar um rico catálogo de gadgets, a Novell criou um concurso para incentivar desenvolvedores e provedores de soluções a criar gadgets para a ferramenta.
A Novell Vibe OnPrem 3 estará disponível no final de 2010 e Novell Vibe Cloud estará disponível no primeiro semestre de 2011.
Novell: plataforma de colaboração na nuvem 1w111k
A Novell anunciou nesta quinta-feira, 11, a disponibilidade da versão beta de sua plataforma de colaboração social de próxima geração, Novell Vibe, que se divide em duas soluções, OnPrem3 e Cloud. Segundo a empresa, a solução é baseada em ambientes físicos e nuvem. 5u1660
11 de novembro de 2010 - 15:01