
Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank.
O Nubank comprou um número significativo de URLs parecidas com a do banco, visando evitar que elas sejam usadas para golpes digitais.
O banco digital não abre quantos foram os endereços adquiridos, falando em “dezenas”, incluindo nubankbrasil, nubanks e wwwnubank.
A iniciativa faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre abordagens de golpistas que tentam se ar pela instituição.
As URLs agora apontam para uma página do próprio Nubank com informações e dicas de proteção contra fraudes e golpes.
No caso dos endereços similares, eles podem ser usados em golpes com um componente de engenharia social, no qual os criminosos procuram clientes fingindo se ar pelo banco.
Um endereço similar poderia abrigar um sistema fake no qual dados poderiam ser inseridos pelos próprios usuários, um tipo de golpe cada vez mais comum, porque é uma abordagem mais simples do que tentar superar diretamente os sistemas dos bancos.
"Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta", afirma Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank. "Por isso, adquirimos domínios na internet que parecem do Nubank, mas não são - e que poderiam ser usados de forma maliciosa", explica Roschel.
O Nubank não fala quanto gastou para comprar as URLs ou como foi a abordagem dos donos dos endereços, o que é uma questão interessante, porque se trata de uma área cinza.
Criar domínios com nomes parecidos a páginas muito visitadas não é um ato criminoso em si.
Existe inclusive uma indústria algo obscura na Internet de registrar URLs, para eventualmente vender elas depois, quando um tema se torna importante.
Outra possibilidade é colocar uma URL parecida no ar, com anúncios do Google, por exemplo, e faturar um trocado com pessoas que em o site por acidente e eventualmente cliquem em algo.
Provavelmente, o Nubank ameaçou os donos das URLs com uma ação judicial, dando como alternativa um pagamento modesto em dinheiro.