SEGURANÇA

Nuvem pode ser usada como super botnet 696u1r


20 de dezembro de 2012 - 16:50
Nuvens podem ser botnets gigantes. Foto: flickr.com/photos/nnova.

Nuvens podem ser botnets gigantes. Foto: flickr.com/photos/nnova.

Uma pesquisa lançada nesta quinta-feira, 20, pela consultoria de segurança Stratsec, destacou que parte dos provedores de nuvem não são capazes de detectar e bloquear tráfego malicioso em suas redes, o que pode transformar suas nuvens em botnets em potencial.

A Stratsec, subsidiária da gigante inglesa do setor de defesa BAE Systems, constatou isso após uma série de testes sobre a infraestrutura de cinco fornecedoras de nuvem. A consultoria não identificou no relatório as empresas usadas na pesquisa.

Segundo destaca a Computerworld, no teste foram enviados diferentes tipos de conteúdo malicioso para instâncias de nuvem controladas - conhecidas como máquinas virtuais - a partir de um número de servidores HTTP, FTP e SMTP.

O experimento avaliou diferentes tráfegos de tráfego malicioso, fosse ele de saída proveniente da rede, enviado por sua própria rede interna ou conteúdo infectado entrante na nuvem.

Nos três casos, a Stratsec constatou que as nuvens estão vulneráveis aos cibercriminosos, que podem implantar botnets que correm em instâncias de nuvem.

A API da nuvem é a porta de entrada para a criação das botnets. Segundo a consultoria, estas redes maliciosas seria fáceis de configurar e istrar através destas APIs, custando menos tempo e recursos do que botnets tradicionais.

"Com base em nossa experiência, com o orçamento tão baixo quanto 7 dólares e especificação de hardware mínima, é possível configurar uma botCloud poderosa", afirma Pedram Hayati, consultor sênior da Stratsec.

Apesar dos perigos, um alento. Segundo o relatório, as botnets configuradas dentro da nuvem são menos resistentes ao trabalho de remoção de softwares de segurança mais reforçados, que podem desligar as instâncias ofensivas dos dados nocivos.
 

Leia mais 6z23s

MAS QUE TAL

Ericsson e Volvo: carro conectado na nuvem 1c223d

Há 4543 dias
EDUCAÇÃO

QI na nuvem da AWS 2k413p

Há 4549 dias
EXALOGIC

Claro na nuvem elástica da Oracle h5h3p

Há 4552 dias
NA DEFENX

Sonda implanta 1º B1 em nuvem da AL s431k

CORPORATIVO E MOBILE

Mandic: app para sincronizar e-mails na nuvem 4u5i3x

LUCRO CAI 47%

Dell: queda nas receitas e compra em nuvem 3w6s6t

HANA CLOUD

SAP: computação em memória na nuvem 4u231k

SOLUÇÃO

Extreme lança rede para segurança física 133r6s

EM CONTA

Vivo: pacote de segurança para PME 5qw1j

NOVA VERSÃO

Trend Micro: mais segurança em nuvem para PMEs s655d

SECURITY NIGHT

PoaSec debate segurança em ambientes computacionais 4h2465