
Nyland Tech quer bombar a nuvem da AWS em Porto Alegre. Foto: divulgação.
Começou a operar em Porto Alegre a Nyland Tech, uma parceira da Amazon que pretende fechar o ano com 50 contratos de hospedagem na AWS na região Sul.
A companhia é comandada por Edison Ely, um executivo gaúcho que esteve nos últimos anos em São Paulo, onde em 2012 foi um dos sócios da empresa de computação em nuvem Yataa e antes coordenador de Infraestrutura do UOL Diveo.
“A ideia é facilitar a migração de empresas do Sul para a nuvem da Amazon. Acredito que esse mercado seja um verdadeiro oceano azul”, explica Ely, destacando que poucas companhias autorizadas pela multinacional atuam nos estados da região.
O papel dos parceiros é simplificar o processo de adoção da tecnologia. Segundo explica Ely, o sistema de contratação dos serviços da AWS exige um certo conhecimento da nomenclatura do mercado de data center nos Estados Unidos.
Ely, que trabalhou nos EUA na IBM, destaca que uma contratação equivocada pode gerar custos mais altos do que o necessário.
Outro problema é o pagamento. Enquanto a Amazon não começar a cobrar no Brasil – o que a empresa tem se mostrado justamente reticente a fazer, tendo em vista o custo dos impostos por aqui – os pagamentos são feitos no cartão de crédito internacional.
A NylandTech concentra os pagamentos e fatura os serviços para seus clientes locais – cinco até agora - com os impostos brasileiros, facilitando os processos contábeis dos clientes.