B2B

Oi: segurança em nuvem com Cisco 1t434h

O Cloud Security é baseado na plataforma Cloud Lock e opera com o apoio do SOC da Oi. o5r42

11 de janeiro de 2017 - 16:02
Cátia Tokoro, diretora Nacional de Negócios B2B da Oi. Foto: Divulgação.

Cátia Tokoro, diretora Nacional de Negócios B2B da Oi. Foto: Divulgação.

A Oi ampliou seu portfólio com o lançamento da Cloud Security Oi, voltada para a gestão, controle e proteção de aplicações em nuvem. 

Em parceria com a Cisco, o Cloud Security está baseado na plataforma Cloud Lock e vai permitir o monitoramento das aplicações em nuvem, com possibilidade de criação de políticas de uso e criptografia pelo próprio cliente. 

A plataforma opera com o apoio do SOC (Centro de Operações de Segurança) da Oi, na sua sede em São Paulo. O principal objetivo do SOC é proteger as redes de dados dos clientes corporativos contra possíveis ataques cibernéticos. 

De janeiro a setembro, o número de clientes que utilizam as soluções de segurança da Oi praticamente dobrou. Hoje, pouco mais de 50 empresas são atendidas pelo SOC da operadora.

Nos últimos três anos, a companhia investiu mais de R$ 100 milhões na gestão da segurança de sua rede e de seus clientes.

“Hoje, por mais que as empresas invistam na segurança de sua rede interna, é cada vez maior o número de aplicações que rodam na nuvem e, apesar dessa infraestrutura estar protegida, a utilização com múltiplos usuários via múltiplos dispositivos é de difícil controle e representa um risco significativo para o negócio das empresas”, diz Cátia Tokoro, diretora Nacional de Negócios B2B da Oi.

A estratégia da companhia para o setor de grandes empresas é continuar apostando em soluções de TI e SVAs. 

No terceiro trimestre de 2016, a companhia registrou aumento de mais de 22,5% na receita de SVAs e TI em comparação ao mesmo período do ano ado. 

“A nossa previsão é de continuar com esse crescimento de cerca de 20% ao ano em TI e SVAs”, complementa Cátia.

O setor de segurança da Oi conta com a parceria da Cisco desde 2014, quando a empresa fechou um acordo para oferecer no mercado brasileiro um serviço de filtragem de conteúdo na internet baseado em tecnologia da multinacional americana.

Com o lançamento da solução para nuvem, a Oi considera que está próxima de consolidar seu portfólio de segurança.

“Há três pilares na área de segurança: rede, em que oferecemos dois produtos; nuvem, que agora temos esse lançamento; e end-point, que cobrimos com a oferta de MDM para dispositivos móveis”, explica Luiz Carlos Faray, diretor de TI B2B da Oi.

A solução de MDM entrou no portfólio da Oi no ano ado, quando a empresa firmou um acordo com a IBM para oferecer a plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis Maas360 na modalidade como serviço.

O próximo o do segmento de segurança B2B é oferecer uma solução de end-point voltada para desktops e notebooks.

A partir dessa consolidação, a meta para 2017 é triplicar os negócios e segurança corporativa da Oi.

A estratégia B2B também conta com soluções de data center, aplicações de trabalho, mobilidade, verticais e internet das coisas, que se complementam aos serviços de telecom.

A Oi possui atualmente 5 mil clientes no segmento corporativo. Nessa divisão, 60% da receita do vem de TI, SVAs e dados.

Atualmente, 30% da receita da Oi vem do B2B (grandes corporações e PMEs). 

Para aumentar esse número, a companhia lançou diversas soluções empresariais no ano ado, como Interação Web, Telepresença, VPN Fácil e Wi-Fi para Empresas. 

A Interação Web é focada em marketing digital e opera na nuvem. O sistema funciona de forma integrada ao CRM do cliente, que cria o perfil do usuário e gera interação online imediata durante a navegação no site da empresa.  

O Telepresença Oi é uma parceria com a Cisco que oferece integração entre videoconferência, telepresença e webconferência através de multidispositivos, na nuvem. 

Com a oferta de Wi-Fi para Empresas na nuvem, a Oi cuida da estrutura de rede sem fio e os dos clientes, com segurança no tráfego de dados. A solução conta com uma plataforma web que permite a customização do portal de autenticação do usuário e o monitoramento da rede e geração de relatórios. 

Já o VPN Fácil é uma solução de formação de rede entre matriz e filiais de empresas, permitindo formação de rede através da internet e um portal de gerenciamento na nuvem. 

Leia mais 6z23s

COISAS

Oi: IoT para segurança 4t2h3c

Há 3141 dias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Amdocs apoia Vivo com big data 4l6n2a

Há 3121 dias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Maurício Vergani deixa a Oi 2qm4w

Há 3113 dias
OPERADORA

Claro adota soluções da Openet 55k1o

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Algar adota solução de big data da IBM 1t1q4

TELEFONIA

Oi tem recarga por voz com VoxAge 482w

2017

Vivo ampliará em 10% base de fibra óptica a3w1m