Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Edição 2013 segue até o dia 20 de outubro. Foto: Marcelo Martins / Oktoberfest Blumenau
A Oktoberfest de Blumenau, que iniciou nesta quinta-feira, 3, e segue até o dia 20, está sendo monitorada nas redes sociais com o OktoberSocial. O portal busca os assuntos mais falados sobre o evento e organiza dados para a visualização no site.
São sete categorias disponíveis: cervejarias, desfile, estrutura, festa, gastronomia, trajes típicos e outros. Elas são divididas em 48 subcategorias que totalizam 500 termos usados pelos internautas nos comentários.
Na primeira tarde do evento, o assunto mais comentado é “chope” com 22,39% das citações. O segundo tema é “festa” com 22,12% das 33.171 opiniões analisadas até o momento.
As 100 fotos mais recentes postadas no Instagram com #Oktoberblumenau também são exibidas na página.
Essa iniciativa é uma parceria fechada há um mês com a Morphy, agência interativa que desenvolveu o site, a Seekr, provedora de tecnologia para gestão e monitoramento de marcar em mídias sociais que fez a ferramenta para captar os comentários, e a AskNew, empresa de pesquisas responsável pela gestão dos filtros nesse projeto.
“A ideia desse projeto é rastrear o que as pessoas estão falando da Oktoberfest e transformar em um interativo, para que os internautas possam acompanhar o que está acontecendo na festa de maneira instantânea e imparcial”, explica Marlon Souza, diretor da Morphy.
Esse é o primeiro trabalho em que as empresas trabalham juntas, mas para os gestores é apenas o início, visto que juntas podem fazer trabalhos tanto para eventos, quanto para área corporativa.
Os dados do ficaram disponíveis após o término do evento e os prestadores de serviços e marcas envolvidas podem recebem um relatório das citações de seus interesses.