
A Oracle lança o SPARC SuperCluster T4-4, sistema projetado para uso geral que, segundo a fabricante, é o mais rápido do mundo.
Baseado nos novos servidores SPARC T4, também da Oracle, o sistema já registrou nove recordes mundiais em benchmarks, segundo o CEO da companhia, Larry Ellison.
“O SPARC SuperCluster T4-4 supera os sistemas da HP e da IBM, oferecendo o dobro do desempenho dos sistemas baseados no IBM Power7 e no HP Superdome 2, pela metade do custo, executando aplicativos empresariais e bancos de dados”, afirma a divulgação oficial da Oracle sobre a novidade.
A solução, que combina aplicativos ao disco rígido, tem taxa de consolidação de servidores de 10:1 para middleware, aplicativos da web e bancos de dados heterogêneos, segundo testes realizados pela fabricante.
Detalhes
O Sparc SuperCluster T4-4 combina o servidor Sparc T4-4 da Oracle com sistema Oracle Solaris e desempenho otimizado de banco de dados das células de armazenamento do Exadata Database Machine.
O processamento de middleware e aplicativos foca o software do Exalogic Elastic Cloud, enquanto o armazenamento interno em disco compartilhado acontece por meio do Sun ZFS Storage 7320 Appliance.
A solução oferece e a todos os aplicativos Oracle Solaris já instalados, desde a versão mais recente até a próxima versão - o Oracle Solaris 11.
Ainda segundo Elysson, o novo sistema proporciona desempenho e economia superiores para o Oracle Database 11g, com compactação e segurança incorporadas por meio de criptografia de armazenamento.
“Com escalabilidade e performance extraordinárias, o Sparc SuperCluster T4-4 comporta até quatro nós de computação e quatro terabytes de memória em um único rack e é provisionado para ser ampliado até oito racks”, afirma o CEO.
O lançamento também oferece também virtualização embutida, com o Oracle Solaris Zones e o Oracle VM Server for Sparc.
Ferramentas de gestão, como o Oracle Enterprise Manager e o Oracle Enterprise Manager Ops Center, complementam o lançamento.
Mais por vir
Para breve, a Oracle projeta incrementar o portfólio de lançamentos relacionados ao Sparc SuperCluster T4-4, com a promessa de lançamento, nos próximos meses, de duas soluções integradas ao sistema.
Uma delas, otimizada para o PeopleSoft Human Capital Management, que, segundo divulgado pela Oracle, fará no Sparc SuperCluster o processamento de folha de pagamento três vezes mais rápido que sistemas IBM e HP.
Outra novidade por vir é uma ferramenta otimizada para WebCenter Content,
A promessa é que a solução traga custo três vezes menor e redução da complexidade em relação ao Content Management da IBM.
“O Sparc SuperCluster T4-4 é um equipamento one box que move dados duas vezes mais rápido que o computador mais veloz da IBM, com uma relação custo/desempenho oito vezes melhor”, finaliza Ellisson.