.jpg?w=730)
Foto: orkut.com
O site do Orkut, antiga rede social istrada pelo Google, foi reativado com uma mensagem de seu criador, Orkut Buyukkokten.
Sem nenhuma confirmação de datas e nem muitos detalhes, a nota relembra o sucesso do Orkut, que fez sucesso no país com cerca de 30 milhões de usuários.
“Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, escreve Buyukkokten.
A possível volta do Orkut pode ser vantajosa, tendo em vista as polêmicas vividas pela Meta, companhia que istra o Facebook e Instagram, com problemas relativos à privacidade dos usuários ou discussões sobre um efeito social negativo do uso das redes.
“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula”, diz Buyukkokten, numa referência indireta aos problemas do Facebook.
Ainda este ano, o Facebook registrou lucro do seu primeiro trimestre de 2022 em queda, com 20% a menos em relação ao mesmo período de 2021, porém ainda acima das estimativas do mercado.
O Facebook foi o principal responsável pela queda do Orkut, com usuários migrando para a rede social.
No Brasil, o ponto de virada foi em 2011, quando o Facebook alcançou 36.1 milhões de usuários, deixando para trás o Orkut, que possuía 34.4 milhões.
O país era um dos principais mercados do Orkut, que entrou em decadência e acabou sendo encerrado oficialmente pelo Google em 2014.
Buyukkokten tentou emplacar uma nova rede social, o Hello. O site abriu em 2016, mas não chegou a emplacar para valer.