.jpg?w=730)
Luís Fernando Saraiva, CEO da Sqed. Foto: divulgação.
O Pacto Alegre, iniciativa liderada por Unisinos, PUCRS e UFRGS para promover um ambiente favorável à inovação em Porto Alegre, adotou a plataforma de comunicação Sqed para o projeto Professor Inovador, voltado a educadores do ensino público da capital.
Por meio da ferramenta, os professores têm o gratuito a cursos, livros, mentorias e conteúdos diversos. O o é realizado via web ou aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS.
No Espaço do Professor Inovador, no Sqed, os educadores am diferentes trilhas de conhecimento, como empreendedorismo, línguas e inovação.
Segundo os organizadores, a ideia nasceu do desejo de estimular, apoiar e avaliar o surgimento de novas metodologias e práticas pedagógicas para contribuir com a qualificação técnica desses profissionais de uma forma prática, simples e tecnológica.
“A tecnologia é rica e está aí para contribuir com o avanço da educação. Acredito que com esse projeto conseguiremos promover a experimentação dos ambientes de inovação e a troca de experiências como estímulo à mudança”, destaca Clarice Lamb, coordenadora técnica do projeto.
Com uso de tecnologias como internet das coisas e machine learning, o Sqed é originalmente um aplicativo de organização e comunicação, com notas, listas e lembretes, trazendo funcionalidades como captura de informações e compartilhamento via redes sociais.
Para a captura de informações, conta com o SqedCode, que pode ler itens como a embalagem de um produto, um anúncio de revista ou jornal, displays, cartazes, a tela da TV ou do computador.
Outra funcionalidade é a possibilidade de gerar uma nota a partir de informações veiculadas no Whatsapp.
Com sede em Porto Alegre, a startup foi fundada em 2018 por Luís Fernando Saraiva, ex-diretor de pesquisa e desenvolvimento da HPE, posto que deixou em 2020 para assumir como CEO da Sqed.
Na startup, que já recebeu investimentos de cerca de R$ 500 mil, Saraiva tem como sócios Pedro Cirne Lima, advogado, e Eduardo Cheffe, publicitário.
O aplicativo serve para usuários individuais e empresas. Além do Pacto Alegre, ele já é utilizado por instituições como ABRH, Fábrica do Futuro e Tecnopuc.