
Divulgação, Manuela d'Ávila/Flickr
Pesquisa do instituto Methodus para disputa à prefeitura de Porto Alegre aponta a candidata Manuela D'Avila, do PCdoB, com 41,3% da preferência dos entrevistados. O atual prefeito, José Fortunati (PDT) foi a opção em 28,7% das respostas.
A pesquisa, que ouviu 1,2 mil eleitores de 15 a 18 de maio, pode pesar a favor da proposta pela senadora Ana Amélia Lemos (PP), que defende aliança com a candidata comunista.
Dividido, o PP fará sabatinas com os dois candidatos à prefeitura da capital na próxima semana.
Caso a opção pelo PCdoB se confirme, dois candidatos com ado na TI podem compor a chapa na vice-candidatura: Newton Braga Rosa, ex-secretário do Inovapoa e duas vezes candidato à vereador, e Ney Michelucci, diretor de operações da Procergs no governo Yeda (PSDB).
Ambos afiliados ao partido, eles fazem parte da lista de possíveis vice, ao lado de Gustavo Paim, advogado, ex-candidato a vereador e coordenador jurídico do PP, e Miguel Wedy, secretário municipal do Meio Ambiente na gestão Fogaça.
Também da TI, Roni Marques Correa, ex-diretor de operações da Procergs durante o governo Germano Rigotto (PMDB), busca uma vaga pelo PMDB na candidatura de Fortunati.
Na pesquisa do Methodus, o candidato petista, Adão Villaverde, aparece na quarta posição, com 5,7%. Na frente dele está o deputado estadual pelo DEM, Paulo Borges, com 9,2%.
Em quinto lugar aparece o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 3,9%.
Os últimos colocados foram os pré-candidatos pelo Psol, Roberto Robaina, com 1%, Érico Corrêa (PSTU), com 0,6%, e José Francisco Mallmann (PHS), com 0,3%.
O percentual de brancos e nulos ficou em 6,3%. Outros 3,2% não souberam responder.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.