AUTOMAÇÃO

Petrobras realiza hackathon com SAP Labs 17x34

A equipe vencedora desenvolveu uma solução para otimizar os trâmites de expedição de materiais. 722n3u

12 de abril de 2021 - 16:27
A estatal brasileira de petróleo é usuária de sistemas da SAP desde 1999. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A estatal brasileira de petróleo é usuária de sistemas da SAP desde 1999. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Petrobras desenvolveu um processo de automação durante o Innoweeks Petrobras, um hackathon interno realizado com mentoria de especialistas da SAP Labs Latin America, que reuniu os laboratórios de inovação das duas empresas. 

Batizada de Expedição Inteligente, a solução foi desenvolvida durante quatro semanas e tem como objetivo otimizar os trâmites de expedição de materiais da companhia — com o potencial de gerar uma economia de até R$ 37 milhões por ano.

Segundo a empresa, a ferramenta criada também conta com recursos para otimizar operações de armazenamento, como emissão de remessas e notas fiscais de transporte, separação de materiais e embarque. 

“Com este produto, esperamos aumentar a eficiência do processo de transferência, diminuindo custos com transferências não atendidas ou ineficazes”, explica Carlos Malta, membro do time e parte do Centro de Excelência em Robotização e Digitalização da Petrobras.

A competição contou com a participação de cinco times que, para chegar às soluções, percorreram quatro ciclos de desenvolvimento: criação de protótipos de baixa fidelidade, protótipo de alta fidelidade, protótipo funcional e arquitetura dos softwares.

No final, a equipe vencedora era formada por profissionais das áreas de suprimentos, tecnologia, logística, planejamento e gestão de estoques.

"Nessa parceria com a SAP, unimos nossos dois laboratórios, o SAP Labs e Corporate Labs. O resultado comprova que a co-inovação e a colaboração são fundamentais para o processo de transformação digital”, afirma Robert Nunes, Chief Digital Transformation Officer (CDO) da Petrobras.

A estatal brasileira de petróleo é usuária de sistemas da SAP desde 1999, sendo um dos primeiros e talvez o maior cliente da multinacional alemã no país.

A implementação na companhia foi um projeto monumental, envolvendo 2,7 mil profissionais da SAP e da Bearing Point a um custo total de US$ 260 milhões, conforme a Petrobras divulgou em 2003.

Em novembro do ano ado, a petroleira fechou um novo contrato com a SAP, prevendo o upgrade para o S/4 Hana, a última versão do software de gestão da multinacional rodando na nuvem, além da adoção de um pacote de novos produtos.

A lista das incluiu os sistemas de e-procurement Ariba, a solução de gestão de viagens corporativas Concur, o módulo de planejamento de vendas SAP IBP e a solução de análise de dados Analytics Cloud.

A SAP Labs Latin America é um centro de desenvolvimento e e da multinacional com 1,4 mil funcionários. Fundada em 2006 em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, é a única latino-americana entre os 20 centros mantidos pela companhia em todo o mundo.

Leia mais 6z23s

EXCLUSIVO

Multilaser troca Protheus por S/4 Hana 57350

Há 1507 dias
CERRADO

Seidor Brasil abre em Goiânia 3k36h

Há 1507 dias
TESTES

Prime Control monta negócio SAP 3l646u

Há 1507 dias
ENTREGAS

Sapore vende startups para B2W 4a536d

DIRETOR

Giampietro, ex-SAP, assume Américas na Citrix 1m6mp

PEDALADA

Google troca Oracle por SAP 3s3g1

NAMORO

Thomson Reuters tem canais SAP 263s63

CURRÍCULOS

Fernanda Amorim, ex-Page, é sócia na Find HR 1i3m47

Zs

Mignow tem Cardenuto no conselho 1n458

INVESTIMENTOS

Rimini: fazer upgrade no ERP não compensa 1q3v8