CONTROLE E CRESCIMENTO


14 de novembro de 2012 - 14:40
Eduardo Toneloto. Foto: divulgação

Eduardo Toneloto. Foto: divulgação

A Procter&Gamble (P&G) implantou o Accera DSI (Data Sharing Intelligence), da gaúcha Accera, para gestão de sua cadeia de suprimentos e controle de ações voltadas aos canais de venda.

Iniciado na metade de 2011, o projeto envolve a divisão P&G Salon Professional, que abrange as marcas Wella, Sebastian e Clairol, e foi um dos impulsores do lançamento da linha Clairon Professional, focada em colorações de cabelos para uso profissional.

“Tínhamos a necessidade de entender um novo canal de distribuição e lançar com sucesso a nova marca. Hoje, a marca supera as expectativas de crescimento e a visibilidade proporcionada pelo sistema DSI é chave para esse desenvolvimento”, explica o gerente de Distribuição da P&G, Eduardo Toneloto.

Ele explica que a solução permitiu ampliar a distribuição e o mix de produtos porque ampliou o acompanhamento diário do comportamento das vendas e dos estoques em cada distribuidor, que é responsável por enviar os dados à plataforma.

“A disponibilização desse fluxo contínuo de informações estratégicas provocou uma mudança no perfil dos vendedores, que assumiram um papel consultivo junto aos distribuidores, mantendo sempre o foco no sell-out”, analisa o gerente.

O sistema de visibilidade também permitiu que a empresa asse a definir, com base no comportamento real do mercado, campanhas promocionais de lançamentos e de produtos de baixo giro.

A partir de agora, segundo Toneloto, a meta da nova divisão da P&G é aumentar o número de distribuidores em todo o Brasil e definir um programa de indicadores de desempenho para o seu acompanhamento.

Para tanto, serão usados os dados compilados pela plataforma da fornecedora gaúcha para otimizar a previsão de vendas.

Em breve, outra solução da Accera deverá entrar em uso na empresa. Conforme o gerente, está nos planos a adoção do Accera VMI para gerenciar o processo de ressuprimento, automatizando a geração de pedidos de abastecimento.

No primeiro trimestre deste ano, a P&G registrou receita líquida global de US$ 20,2 bilhões, 1% a menos do que no mesmo período de 2011, com recuo também de 1% nas vendas líquidas no Brasil, onde o faturamento não é aberto.

A empresa, que tem unidades no país em Manaus, Louveira-SP e Queimados-RJ, cresceu 3% em vendas líquidas no grupo que inclui Brasil, Índia e China no primeiro trimestre de 2012, na comparação ano/ano, e tem nestes mercados cerca de 40% de seu faturamento e 45% do volume de vendas.

O investimento na marca de produtos de uso profissional para cabelos tem motivo: conforme dados divulgados pelo Valor Econômico, o volume de vendas de produtos de cuidados com o cabelo cresceu mais de 20% no Brasil no último ano.

E por falar em cabelo, uma das estrelas do portfólio da empresa, que é a maior do mundo em vendas de bens de consumo, é o shampoo Pantene, que em 2007 ou por uma mudança de fórmula para atender ao gosto das brasileiras e ganhou uma “cara nacional”, com Gisele Bündchen como garota propaganda.

Resultado: a participação de mercado dessa linha, que era de 0,5% em 2008, ou para 9,4% este ano.

O investimento no país tem sido a constante que elevou a companhia de quem ou sete anos sem lançar marca alguma no país para o lançamento, de 2007 para cá, de cinco novidades e, só no ano ado, 96 produtos das 25 linhas do portfólio.

Foco que tende a ser mantido: conforme declarou o presidente da P&G no Brasil, o egípcio Tarek Farahat, à Exame, a atual capacidade de produção da empresa está perto do limite e até 2013 está prevista a inauguração de uma nova fábrica em Seropédica, no interior do Rio de Janeiro.

Fornecedora da vez, a Accera atende à multinacional com a experiência de quem não é novo no ramo: clientes de segmentos semelhantes, como L’Oréal, estão na carteira da porto-alegrense.

A empresa, que também atende a nomes como Yoki, Grendene, Penalty, GlaxoSmithKline e O Boticário, é especializada em soluções para gerenciamento da cadeia de suprimentos e demanda.

Leia mais 6z23s

PARCERIA

Accera: novos canais para Preactor APS 3c712w

Há 4623 dias
OPORTUNIDADE

Accera: curso de BI grátis busca funcionários 2v42f

PRODUÇÃO SEM ERRO

Furukawa: 5X menos atraso com Accera 5q165g

SUL E SUDESTE

Accera busca canais para Preactor 1o2v1i

ESPRAIANDO

Accera abre em São Paulo 4s6x5d

Accera sobe de nível na Preactor f6c1

Accera apresenta Preactor APS em Caxias 623u6

IDC AFIRMA

vilense NeoGrid é número um em SCM 51522y

SUPRIMENTO GERIDO

NeoGrid: SCM para todas em portal 176569