EXPANSÃO

Pinterest monta equipe no Brasil 3z616l

Com country manager desde outubro, plano do Pinterest é contratar mais dois executivos até março. 143a70

10 de fevereiro de 2015 - 11:05
Plano do Pinterest é contratar mais dois executivos no Brasil até março. Foto: Denys Prykhodov/Shutterstock

Plano do Pinterest é contratar mais dois executivos no Brasil até março. Foto: Denys Prykhodov/Shutterstock

O Pinterest conta, desde outubro do ano ado, com um country manager no Brasil. Ricardo Sangion, ex-Facebook, lidera o projeto da empresa no país. Agora, o plano do Pinterest é contratar mais dois executivos até março. Um vai gerenciar a comunidade brasileira do app e outro ficará responsável pelo gerenciamento de parcerias locais.

"O gerente da comunidade vai focar nos influenciadores de cada categoria de conteúdo, e o gerente de parcerias vai cuidar da relação com revistas, marcas, portais, etc. É quase como se um ficasse encarregado das contas de pessoas físicas e o outro, das corporativas", compara Sangion, em entrevista ao MobileTime.

O executivo relata que o Pinterest teve uma primeira fase de crescimento no Brasil em 2012, quando o app foi traduzido para o português. Depois, por falta de conteúdo nacional, muitos usuários abandonaram a ferramenta. 

Uma nova onda de crescimento veio em 2014, com a popularização dos smartphones e a melhora da cobertura e da velocidade das redes móveis. 

Agora, a empresa está estruturada localmente para aproveitar essa nova oportunidade. Segundo Sangion, 75% do tráfego do Pinterest vêm de dispositivos móveis.

O escritório em São Paulo é o único da empresa na América Latina, e há há apenas outros quatro fora dos Estados Unidos: Paris, Londres, Berlim e Tóquio.

A companhia não abre números de sua base por país, mas informa que o Brasil está na lista dos seus dez maiores mercados. Em setembro ado, o Pinterest tinha mais de 70 milhões de usuários ativos no mundo.

O Pinterest permite que as pessoas salvem imagens e organizarem ideias de maneira visual. Ele é muito usado para a busca de inspiração, graças a uma ferramenta de pesquisas avançada. 

"Tem gente que descreve o Pinterest como um lugar para planejar projetos futuros. É onde entram para visualizar e descobrir ideias. Elas são organizadas em painéis. Pode ser uma receita, uma dica de artesanato, um produto para comprar", explica Sangion ao MobileTime

O modelo de negócios do Pinterest é baseado em publicidade, mas foi lançado por enquanto apenas nos EUA com um grupo pré-selecionado de anunciantes, porque a empresa quer tomar cuidado para não atrapalhar a experiência de seus usuários. 

Marcas como Unilever, P&G, Nestlé, Mondelez, American Express e Pepsi já experimentaram. 

Tal como no Facebook, a publicidade dentro do Pinterest faz com que os "pins" das marcas tenham um alcance maior do que teriam organicamente. Além disso, a exibição de um "pin promovido" leva em conta os interesses pessoais de cada usuário.

Leia mais 6z23s

NOVO WIDGET

Vivo firma parceria com Pinterest 2h4y5h

Há 4130 dias
EM SOLO BRASILEIRO

Pinterest procura country manager 4n644p

Há 4075 dias
APP DE CARONA

Uber chega ao Brasil e não quer polêmica 304z6d

Há 4014 dias
APRESENTAÇÃO

Russa uCoz chega ao Brasil com uid.me b2q1q

E-COMMERCE

Twitter testa botão para comprar 3dr5x

ESPORTES

App 365Scores chega ao Brasil 1n4r3r

CERTIFICAÇÃO

APMG Internacional chega ao Brasil k3a4d

STORAGE

Oodrive chega ao mercado brasileiro 5t6n3f