
A Pioneer Sementes, divisão da Du Pont do Brasil localizada em Santa Cruz do Sul, investiu na tecnologia da Totvs RS para otimizar seu departamento de Recursos Humanos.
O sistema, um módulo da antiga RM – uma das marcas integradas ao hoje canal único da Totvs no Sul – vem sendo utilizado para gestão da folha de pagamento, automação de ponto, gestão de pessoas e inteligência de negócios nas áreas de RH e Medicina Ocupacional das filiais da companhia no Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Ao todo, são cerca de 580 colaboradores – 220 deles só em Santa Cruz - ando informações como banco de horas, registros de férias, histórico de cargos e salários, atualizações cadastrais e realizando ações como impressão de olerites, por exemplo, via portal online.
“Hoje, todo o gerenciamento de pessoas e equipes é efetuado pela aplicação, disponível a qualquer momento”, comemora o especialista de RH e dos sistemas, Márcio Bach. “Nenhum gestor precisa mais ir ao departamento de RH para gerir seus times”, completa Murilo Siegfried, gestor de TI na unidade gaúcha da companhia,
A Pioneer também vai de Totvs na área contábil, com um sistema de gestão da área que, assim como o de RH, é integrado ao ERP SAP, utilizado por toda a corporação multinacional.
Além disso, a divisão da Du Pont também investiu recentemente em um sistema de controle de os que, segundo Siegfried, “conversa” com o módulo de RH da Totvs, tendo sido homologado pela fabricante de software.
Mais: a Pioneer também contratou hospedou sua base de dados de contratos de lavoura em um datacenter da Totvs em São Paulo.
Só nesta área específica, o sistema deve gerir em torno de quatro mil contratos/ano, conforme Siegfried.
“Todas as nossas demais soluções são hospedadas no datacenter próprio, em Santa Cruz”, conta o executivo.
Outro projeto envolvendo a Totvs RS nos planos da Pioneer é a migração das aplicações para a Plataforma.NET.
O objetivo, segundo Bach, é “desenvolver uma maior interação do sistema com os usuários através de mensagens automáticas, informações e utilização de novas ferramentas”.
Focada em pesquisa genética, tecnologia de manejo e informação agronômica, a Pioneer está no mercado há mais de 35 anos, sendo, conforme dados da própria empresa, a maior de sementes do mundo.
No Brasil, a companhia mantém cinco unidades de beneficiamento, com previsão de abertura de uma sexta no próximo ano.
Além disso, a organização mantém por aqui seis estações de pesquisa, armazéns de distribuição e escritório de regulamentação.
Já a Totvs é especializada em software de gestão, sendo líder de mercado no Brasil e América Latina, segundo dados do IDC, com market share de 49,1% e 31,2%, respectivamente.
A companhia é, conforme o mesmo relatório, a maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a sexta maior do mundo no setor.
Com mais de 25,7 mil clientes ativos, a Totvs emprega cerca de nove mil colaboradores e está presente em 23 países.