
Fernando Cunha, gerente de tecnologia e inovação do Grupo Piracanjuba. Foto: divulgação.
O Grupo Piracanjuba, uma das principais empresas do setor de laticínios no Brasil, adotou o sistema de gestão S/4 Hana, da SAP, em um projeto realizado pela Mignow, especializada em automação de processos de migração.
A implementação foi feita por meio do RISE with SAP, iniciativa da alemã para acelerar a migração dos clientes para a nuvem, e finalizada em seis meses. Durante o projeto, foram mais de 650 transações SAP homologadas e 7,3 mil atividades de testes realizadas.
Nesse período, a companhia migrou suas operações críticas, modernizou sua plataforma tecnológica e integrou ferramentas como o SAP Fiori, de experiência do usuário, e o SAP Integration Suite, para prover mais segurança, eficiência e conectividade com sistemas externos.
Segundo a empresa, essa etapa permitiu operar com mais agilidade e atender à demanda de maneira mais segura, garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis nas prateleiras dos supermercados.
Os resultados incluem a redução de custos com licenciamento e infraestrutura; ampliação de licenças para novas soluções; capacidade analítica habilitada, mobilidade nos os e modernização de aplicações; melhor performance operacional e simplificação da automação de processos.
"O projeto trouxe um avanço significativo em termos de estabilidade e performance, o que impacta diretamente nos processos de fabricação e distribuição. Com o ambiente modernizado, conseguimos expandir o número de usuários e oferecer uma plataforma escalável para novos projetos, como o sistema de gestão de transportes e de armazém," avalia Fernando Cunha, gerente de tecnologia e inovação do Grupo Piracanjuba.
Futuramente, o Grupo Piracanjuba pretende aumentar sua capacidade analítica com o uso de ferramentas como o SAP Datasphere. Entre os projetos futuros, também estão a implementação de soluções como SAP EWM, SAP IBP e SAP Sustainability Control Tower.
Com origem no interior de Goiás, o Grupo Piracanjuba atua desde 1995. Hoje, reúne as marcas Piracanjuba, Emana, LeitBom e as licenciadas Almond Breeze, Ninho e Molico (leite longa vida), com mais de 200 produtos no portfólio.
Com mais de 4 mil colaboradores, sete unidades fabris e 15 postos de recepção de leite, possui capacidade de processar até 6 milhões de litros de leite por dia, além de fazendas de eucalipto e programas de educação continuada.
Criada em 2019, a Mignow possui um crescimento anual de 300%. Entre seus clientes, estão nomes como XP, GPA, Localiza, Piracanjuba, Assaí, Pague Menos, Locaweb e Nike.