POA elege as inovações do futuro 2n3p5i

A inovação em Porto Alegre a pelas mentes de um brasileiro, um espanhol, dois mexicanos e um colombiano. O quinteto foi o vencedor do desafio global lançado pela prefeitura da capital gaúcha em parceria com a Futura Networks, organizadora da Campus Party, e tiveram seus nomes anunciados na manhã dessa quinta-feira, 08, em Porto Alegre. Para Mario Teza, diretor geral da Futura Networks a competição é uma prova de que a cidade está se tornando ainda mais inovadora. 4l4q1h

08 de dezembro de 2011 - 14:14
POA elege as inovações do futuro

A inovação em Porto Alegre a pelas mentes de um brasileiro, um espanhol, dois mexicanos e um colombiano.

O quinteto foi o vencedor do desafio global lançado pela prefeitura da capital gaúcha em parceria com a Futura Networks, organizadora da Campus Party, e tiveram seus nomes anunciados na manhã dessa quinta-feira, 08, em Porto Alegre.

Para Mario Teza, diretor geral da Futura Networks a competição é uma prova de que a cidade está se tornando ainda mais inovadora.

“Porto Alegre utilizou um modelo emergente de inovação em que a cooperação de talentos externos tem um papel fundamental”, diz Teza.

De acordo com o prefeito da cidade, José Fortunati, a equipe da prefeitura agora irá trabalhar para o desenvolvimento dos projetos escolhidos, que serão apresentados no V Congresso da Cidade, que se realiza sexta-feira, 09, e sábado, 10, em Porto Alegre.

Não existe previsão para a implementação dos projetos.

Lucro do lixo
Cada um vencedores ganhou um MacBook.

O grande premiado, o mexicano Rodrigo López Vásquez, com o “ecOreal”, também levou R$ 15 mil. Ele foi premiado na categoria Desenvolvimento Tecnológico, com o app para Fecebook “ecOreal”.

Nele, os moradores da capital gaúcha poderiam recolher materiais reciclados, que seriam dirigidos a pontos de coletas especiais e receber pontos, os “EcoReais”, que poderão ser trocados por mercadorias em estabelecimentos comerciais.

Mais TRI
O brasileiro Marcelo Amaral foi o escolhido na categoria Educação com o projeto Smart TRI, cujo objetivo é horizontalizar a informação.

Dentro da proposta, com um só cartão, os usuários poderão ter o ao transporte público da cidade de Porto Alegre e também à várias informações, como acervos de trabalhos acadêmicos e documentos históricos sobre a capital gaúcha.

Terminais físicos distribuídos pela cidade permitiriam o o às informações pelo cartão.

“Acredito que é possível fazer inovação de uma forma coletiva, ível e fácil", explica Amaral.

Guia de emprego e bicicleta guiada
Preocupada com os índices de informalidade da força de trabalho, a também mexicana Alejandra Sifuentes foi a escolhida na categoria Trabalho e Emprego.

O projeto “Bolsa de Empleo de Trabajos Temporales” propõe criar uma bolsa de emprego de trabalhos temporários – um site, onde os usuários entrariam em contato diretamente com os empregadores, em busca da vaga temporária.

Na categoria Mobilidade Urbana, o selecionado foi o espanhol Juan Jose Gasca Rubio, criador do Bikini Tour. O dispositivo é composto por dois LED’s, um vermelho e outro verde, projetados para serem colocados no guidão das bicicletas.

O usuário define a rota que fará utilizando um aparelho móvel com GPS, que dará as coordenadas pelos LED's com instruções de que caminho seguir.

Telemedicina
O colombiano William Hernán Gómez ficou com o prêmio da área de saúde. O projeto “Amigo - Atenção Médica Imediata Geral On-line” é um sistema online, baseado no conceito de e-Health e tele medicina, para cuidados médicos imediatos.

Porto Alegre é a segunda capital no mundo a lançar um desafio desta natureza. A primeira foi Nova York, onde a participação ficou restrita à comunidade local.

No total foram 395 inscritos no Desafio gaúcho, vindos de 13 diferentes países, sendo 321 da América do Sul e 240 brasileiros. Para a fase final, dos 145 projetos recebidos, 35 foram selecionados para que cinco fossem os escolhidos como vencedores.

Campus Party
Criada em Valência, na Espanha, a Campus Party tem sua maior edição realizada no Brasil, o que faz do país uma referência para levar o evento a outros países.

A edição norte-americana da feira, que será realizada pela primeira vez no próximo ano, em instalações da NASA, é apenas a primeira parte da expansão prevista para a Campus Party ao longo dos próximos dois anos, já que estão previstas edições em Berlim, Alemanha e Inglaterra, ainda em 2012.

Em 2013, será a vez da Ásia.

Realizada em São Paulo em janeiro, a edição brasileira reuniu 6.800 pessoas em 2011 e poderá chegar a 7.500 já em fevereiro do próximo ano, quando acontece o evento nacional.

Leia mais 6z23s

Futura leva Campus Party para os EUA 4x3a5j

Há 4928 dias

Brasil terá ícone da Física 4x1h5s

Projetos de inovação em PoA são anunciados 2c2y5f

Desafio Campus Party tem últimas inscrições 5b6443

Futura Networks tem parceria com Tecnopuc 14561p

Campus Party ajudará a inovar POA 1r1d2t

Campus Party abre inscrição para público geral 58p5n

Angry Birds na Campus Party BR 2012 5c4e2i