
Fabricantes de mísseis de olho no TJ2000. Foto: divulgação.
A Polaris, empresa do ramo aeroespacial sediada em de São José dos Campos, está atraindo a atenção de fabricantes internacionais devido ao desenvolvimento de uma microturbina para mísseis.
A turbina, chamada TJ2000, de 10kg e 16cm de diâmetro, é capaz de impulsionar um míssil de 500kg. Segundo informação da Exame, a peça está despertando o interesse devido ao seu consumo reduzido de combustível.
Segundo Luiz Klein, diretor comercial da Polaris, a companhia desenvolveu um desenho diferente de compressor na turbina, mais compacto e eficiente.
Conforme explica o executivo, com esta mudança o míssil pode ter alcance maior, carregando menos combustível, com uma carga explosiva mais poderosa. Num voo de 250 km, gastaria apenas 50 litros de querosene.
“O grande problema das turbinas desse tamanho é o consumo de combustível”, afirma Klein.
Por enquanto a turbina está apenas em fase de protótipos, mas exposições preliminares da tecnologia, como uma em evento do exército americano no Alabama, renderam conversas com fabricantes de armamentos.
Segundo Klein, agora a meta da Polaris é ar de uma empresa de desenvolvimento para uma de fabricação. A companhia teve financiamento da Finep para desenvolver a turbina.
"Ainda não conseguimos capital suficiente para montar uma fábrica e produzi-la”, diz o diretor comercial, que avalia opções como parceria com fabricantes no exterior.