CHUVAS

Porto Alegre reforça controle de enchentes com Helper 726l5h

Totens de segurança medem nível de água em arroios e rios da cidade. 6f71u

17 de janeiro de 2025 - 16:09
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A prefeitura de Porto Alegre, juntamente com a Defesa Civil municipal, adotou mais 10 unidades de módulos da Helper Tecnologia, empresa que desenvolve e aplica tecnologia para a segurança das cidades, para medir o nível de água em arroios e rios e reforçar o controle de enchentes.

A implementação acontece um ano após a instalação dos primeiros totens de segurança da capital, como parte do protocolo de mitigação de desastres naturais do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre. 

Os totens acompanham dados climáticos como índice de chuva por sensores ópticos, velocidade e direção do vento, umidade, qualidade do ar e radiação solar. 

Além disso, mantêm as mesmas funcionalidades dos já instalados, como alto-falantes para alertas em áudio ou sirenes, sinalização luminosa, microfones e tecnologias para captar dados em tempo real, incluindo captura de imagens simultâneas em 360°. 

Os novos pontos de instalação abrangem as regiões da Ilha dos Marinheiros, Ilha da Pintada e os arroios o das Pedras, Sarandi, Moinho e Guarujá, além dos bairros Humaitá, Lomba do Pinheiro e Lami. 

Os equipamentos também possuem detectores de vibração e impacto para identificar possíveis infiltrações de terra e estão conectados a um canal de comunicação direta com a Defesa Civil.

“A expansão e atualização dos totens representam um avanço no combate e prevenção de enchentes, garantindo mais segurança e agilidade nas respostas emergenciais para a população de Porto Alegre”, analisa Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos.

Fundada em 2021, a catarinense Helper Tecnologia desenvolve e aplica tecnologia avançada para a segurança e monitoramento, sendo responsável pela criação e pela patente dos Totens de Segurança.

A solução oferece recursos como: formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex, que remete às viaturas policiais, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que envia alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360°. 

Leia mais 6z23s

DATA CENTER

Grupo Isdra tem disaster recovery com Adentro 4y6i1v

Há 125 dias
VAREJO

Brasileiro é novo CIO da Leroy Merlin em Portugal 501u3p

Há 125 dias
NUVEM

Banco Mercantil migra 750 máquinas para Google Cloud j1a2m

Há 125 dias
IA GENERATIVA

ChatGPT poderá ser usado como assistente virtual 5r47g

SERVICE DESK

Karina Plásticos unifica gestão de TI com ManageEngine 5266

SEGURANÇA

FIDI gere os com VaultOne 40514f