INFRA

Porto do Açu pode ter data center gigante 44673t

Local pode receber estrutura de 1 GW de capacidade, de longe a maior do Brasil. 1s6x5q

13 de agosto de 2024 - 09:40
"E aí, será que sai o tal data center

"E aí, será que sai o tal data center?". Foto: Divulgação/Porto do Açu.

O Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro, quer virar o lar de um data center de grande porte, apto a receber operações do que seria de longe o maior centro de dados do país, com 1 gigawatt (GW) de capacidade.

Segundo revela o Neofeed, o projeto será da Vertin, uma empresa especializada em construir centros de dados controlada pelo Grupo Andrade Gutierrez.

Para se ter uma ideia, os dois maiores data centers em construção na América Latina, pela Vertin, em São Paulo, somam 76 megawatts (MW) de capacidade (1 GW são 1.000 MWs).

O empreendimento está em um estágio bem inicial. Até o momento, foi assinado apenas um memorando de entendimento para estudar a viabilidade de implantação de um data center no local.

Com esse estudo concluído, o o seguinte seria apresentar a proposta a possíveis investidores (vários, porque uma obra dessas vai para a casa do bilhão de reais facilmente).

O memorando deve ser assinado  na semana que vem durante o Prumo Day 2024, evento anual da Prumo Logística, empresa que opera o Porto do Açu.

Em primeiro lugar, o local dispõe de uma fonte segura e potencialmente barata de energia, com a construção de duas usinas termelétricas movidas a gás natural. Juntas, elas serão a maior estrutura do tipo na América Latina. 

Além disso, o porto tem área, com 44 km2 de área disponível para industrialização, água abundante de múltiplas fontes (incluindo de reuso industrial) e até a conectividade, com cabos de fibra óptica submarina próximos do porto.

O Brasil é o principal mercado de data centers na América Latina. Segundo levantamento da Arizton Advisory & Intelligence, estão previstos investimentos de US$ 4,43 bilhões até 2028 em data centers no País.

Atualmente, há 51 unidades prontas no Brasil e outras 22 em construção, cada uma com capacidade acima de 5 MW. O País responde por 1,4% do mercado global, que soma cerca de 12 mil data centers e é avaliado em US$ 350 bilhões.

Leia mais 6z23s

IMAGENS

Fulltime: imagens das câmeras na IPV7.cloud 2m6s4x

Há 284 dias
EXPANSÃO

Cirion terá segundo data center no Rio 6y5ug

Há 295 dias
ESG

Google aumenta emissão de CO2 em 13% 3ne

Há 324 dias
RECONSTRUÇÃO

Inter migra para nuvem com Adentro 5v4c5z

FIM DA NOVELA?

Obra da Praia do Futuro terá novo local p1w15

NUVEM

O dilema de quem quer repatriar seus dados 202e6z

CORRIDAS

AWS: comercial inédito no Brasil 3214d