IMIGRANTES

Portugal terá visto para busca de emprego 3n5z3d

Proposta é chegar no país sem contrato de trabalho e ter até 180 dias para procurar.  6r1a3l

11 de julho de 2022 - 13:18
Mais de 204 mil brasileiros moram em Portugal. Foto: Pexels

Mais de 204 mil brasileiros moram em Portugal. Foto: Pexels

O governo de Portugal propôs a criação de um novo visto que facilitaria a entrada de quem quer buscar emprego no país, bem como a permanência de integrantes Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (LP).

Atualmente, para solicitar o visto de trabalho em Portugal, é necessário ter um contrato já assinado com a empresa empregadora.

Com isso, muitos brasileiros entram no país como turistas ou com visto de estudo e, ao encontrar um emprego, regularizam sua estadia e obtêm o título de residência.

No novo projeto, o visto teria validade de 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60. Assim, os estrangeiros teriam quase seis meses para encontrar um emprego e conseguir a permanência no território português.

Caso não consiga um emprego nesse período, "o titular tem de abandonar o país e apenas pode voltar a instruir um novo pedido de visto para este fim um ano após expirar a validade do visto anterior”.

Outra parte da proposta de lei também prevê a autorização de residência para cidadãos da LP.

A LP é uma comunidade formada por nove países que possuem português como primeira língua: Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Em julho de 2021, um acordo entre eles foi aprovado, prometendo facilitar a circulação de pessoas nos territórios do grupo, com concessões de visto e autorizações de residência. Agora, o objetivo é regulamentá-la em Portugal.

Caso a proposta seja aprovada, os cidadãos poderão conseguir um visto com validade inferior a um ano e renovável por igual período depois de já estar no país.

O texto ainda inclui flexibilizações para a permanência de nômades digitais, famílias e estudantes.

A proposta agora precisa da aprovação da Assembleia da República e de sanção presidencial. De acordo com a agenda oficial, ela irá entrar em discussão pelos deputados portugueses no dia 21 de julho.

Segundo um relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de 2021, mais de 204 mil estrangeiros morando legalmente em Portugal são brasileiros, um aumento de 11,3% em relação ao ano anterior.

Leia mais 6z23s

COSMÉTICOS

Grupo Boticário contrata em Portugal 196j33

Há 1089 dias
EXPANSÃO

Nexer abre nova sede em Portugal 3u4h3j

Há 1089 dias
APORTE

Portugal facilita cidadania para brasileiros 4m602b

Há 1117 dias
EXPANSÃO

COMANDO

Português assume Axians no Brasil 14g35

INVESTIMENTO

Amazon compra fatia da Total Express 226o6o