.jpg?w=730)
A Compaq continua fazendo parte da HP Inc. Foto: divulgação.
A Positivo Tecnologia, fabricante paranaense de equipamentos como PCs e smartphones, anunciou que vai licenciar a marca Compaq e fabricar, comercializar e prestar assistência técnica em modelos de notebooks, desktops e all-in-one da companhia no Brasil a partir deste mês.
Com sede em Palo Alto, Estados Unidos, a histórica Compaq Computer Corporation (Q) foi fundada em 1982, quando lançou seu primeiro produto, um computador portátil compatível com a plataforma da IBM.
Como quase todas as partes do microcomputador podiam ser compradas em qualquer loja especializada, o principal desafio foi copiar o chip da BIOS do IBM-PC sem violar a lei de patentes.
A empresa usou, então, uma técnica conhecida como engenharia reversa e, com isso, contribui para criação de um mercado de PCs Clones e ajudou no crescimento da Intel e da Microsoft — que eram os fornecedores do processador e do sistema operacional.
Em 1997, a Compaq adquiriu a Tandem e, no ano seguinte, comprou a Digital Equipment Corporation (DEC). Em 2002, a companhia fez uma fusão com a Hewlett-Packard (HWP), formando a HPQ.
Atualmente, o portfólio da marca contempla seis modelos de notebooks, além de dois modelos de desktops e um all-in-one.
Com o licenciamento para a Positivo, a Compaq continua fazendo parte da HP Inc e segue sendo liderada no Brasil por Camilo Stefanelli, CEO da marca no país há sete anos.
“Enquanto concorrente, sempre irei o trabalho e a competência da Positivo Tecnologia. É uma empresa brasileira que consegue competir, de igual para igual, com grandes marcas globais. É uma honra fazer parte desse time. Tenho certeza que juntos conseguiremos potencializar o crescimento da marca no país”, afirma Stefanelli.
Na companhia brasileira, a americana será uma unidade de negócios independente e estruturada dentro da vice-presidência de negócios de consumo da Positivo Tecnologia.
“A operação Compaq complementa a oferta de produtos, além de trazer um time experiente e focado para o sucesso da operação”, afirma Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de negócios de consumo da empresa brasileira.
Com a chegada dos novos produtos, a Positivo Tecnologia compõe o portfólio com oito marcas, entre próprias e de terceiros. As outras sete são Positivo, Vaio (licenciada desde 2015), 2 A.M., Quantum, Anker, Positivo Casa Inteligente e Positivo Servers & Solutions.
Segundo a empresa, Positivo, Vaio e Compaq têm categorias de notebooks e alcançam todos os segmentos desse mercado no país.
O movimento se consolida em meio ao cenário de maior demanda pelo tipo de computador, tanto no Brasil quanto no mundo, em decorrência dos efeitos gerados a partir da pandemia — como home office e aulas a distância.
“Encontramos na Positivo Tecnologia a parceria perfeita e o ambiente adequado com as melhores práticas, que não deixa a desejar a nenhuma outra fabricante de computadores no mundo”, ressalta o CEO da Compaq no Brasil.
Fundada em 1989, a Positivo Tecnologia possui sede istrativa em Curitiba e quatro fábricas no Brasil, além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan.
Com receita de R$ 1,35 bilhão e 2 mil colaboradores, a empresa desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, órios, soluções de tecnologia educacional, servidores, além de dispositivos para casas e escritórios inteligentes.