(1).png?w=730)
Foto: Divulgação
A Premier League, principal campeonato de futebol da Inglaterra, anunciou que a próxima temporada do evento contará com uma tecnologia semi-automática de inteligência artificial para monitorar posições de impedimento das partidas.
De acordo com os executivos do evento, a solução vai “prover um posicionamento mais rápido e consistente da linha virtual de impedimento baseada no monitoramento óptico do jogador”, além de produzir gráficos de alta qualidade.
Com isso, o objetivo é que os árbitros demorem menos para tomar decisões sobre o jogo.
Conforme o Business Insider, a tecnologia semi-automática de posições de impedimento já havia sido usada anteriormente pela FIFA na Copa do Mundo de 2022.
Neste caso, o sistema foi testado por três anos antes de ser implementado e contava com 12 câmeras para monitorar os jogadores e a bola. A partir dele, os árbitros recebiam alertas automáticos quando ocorria uma potencial violação das regras.
Na Premier League, a diferença é que o sistema não terá sensores dentro das bolas.
Segundo os organizadores, o uso da tecnologia foi aprovado de forma unânime pelos clubes participantes.
Atualmente, a Premier League usa apenas vídeos para apoiar a tomada de decisão dos árbitros em campo.
Criada em 1992, a Premier League marcou uma nova era do futebol inglês, se tornando uma das ligas mais prestigiadas e seguidas do mundo. Entre seus principais campeões, estão Manchester United, Manchester City, Chelsea e Arsenal.