.jpg?w=730)
O aplicativo Caixa Tem foi um dos serviços afetados. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
Um data center da Ascenty esteve fora do ar na última segunda-feira, 7, impactando a operação de clientes da IBM com sistemas hospedados na infraestrutura, como é o caso de empresas como Nubank e Caixa Econômica Federal.
De acordo com o site NeoFeed, a infraestrutura localizada em Jundiaí, no interior de São Paulo, teve um problema de refrigeração provocado por um vazamento de água e precisou ter os servidores desligados.
Os serviços teriam sido paralisados por volta das 5h e voltado parcialmente ao ar depois do meio dia. Procurada pelo NeoFeed, a Ascenty não quis comentar.
Durante a manhã, a big blue publicou no Twitter, na conta IBM Cloud, que alguns serviços de nuvem no data center “Sao Paulo 01” estavam indisponíveis e a empresa estava trabalhando para restaurá-los.
“Uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o data center da nuvem da IBM em São Paulo resultou em uma interrupção temporária do serviço. A IBM está trabalhando com todas as partes envolvidas para restaurar o serviço o mais rápido possível”, informou a empresa.
Somente às 18h24, a companhia publicou que a questão havia sido resolvida, com a temperatura estabilizada e a conectividade restabelecida, mas a equipe técnica ainda estava trabalhando para restaurar os serviços.
O aviso de que os serviços haviam sido completamente normalizados foi postado às 22h29.
De acordo com o G1, o que aconteceu foi um rompimento de uma canalização que abastece a água de torres de resfriamento do data center. Este problema foi resolvido e foi preciso reabastecer tanques de água e esperar a estabilização das temperaturas.
Os clientes que não contam com um plano de contingenciamento ficaram com os serviços afetados.
“Em geral, o SLA (Service Level Agreement) desses contratos é de poucos minutos. E já são muitas horas fora do ar”, disse uma fonte ao NeoFeed.
Um dos impactados foi o aplicativo Caixa Tem, usado para ar benefícios como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família, do Governo Federal, que ficou fora do ar.
Em nota, a Caixa confirmou que o aplicativo estava indisponível “em razão de problema em ambiente da provedora de serviços IBM, que é responsável pelo tráfego de informações do aplicativo”.
Segundo a revista Exame, o app do Nubank também foi afetado e parte da sua base de clientes encontrou oscilações ao ar algumas funções do aplicativo na manhã de ontem.
Outra empresa impactada foi a Rede Ponto Certo, que atua com recargas de cartões de transporte, telefonia, jogos e zona azul em regiões como São Paulo, Recife e Maceió. Em nota, a companhia afirmou que 65 mil transações deixaram de ser realizadas na segunda-feira.
Além destas companhias, clientes como Itaú, Vivo, Correios, Banco Inter, TIM, Mercado Livre, WhatsApp, FreeFire e Polícia Federal teriam enfrentado instabilidades por conta do problema.
A Ascenty foi fundada em 2010 pelo americano Cris Torto. Em 2018, foi adquirida pela Digital Realty e pela gestora Brookfield por US$ 1,8 bilhão.
Como parte da Digital Realty, a Ascenty ou a integrar uma rede global de mais de 210 data centers localizados em toda a América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália. No Brasil, a empresa conta com 17 sites.