ACORDO

Procergs terá 10 estagiários de novo curso da PUC-RS 4s3a23

Estudantes virão da primeira turma de Ciência de Dados da universidade gaúcha. 1hwi

20 de novembro de 2020 - 06:06
José Leal, diretor-presidente da Procergs.

José Leal, diretor-presidente da Procergs.

A Procergs fechou um acordo com a PUC-RS, pelo qual a estatal gaúcha de processamento de dados terá 10 estagiários oriundos da graduação de Ciência de Dados e Inteligência Artificial lançada recentemente pela universidade gaúcha.

O novo curso é o primeiro presencial da região Sul do Brasil nesta área, com duração de quatro anos e integração com as atividades de pesquisa da PUC-RS em torno do assunto. 

“Somente através de intercâmbios como este que evoluiremos na área de ciência de dados, podendo assim contribuir com o Governo em seu projeto de transformação digital. Essa área é de fundamental importância para que o estado consiga formatar novas políticas públicas nas mais variadas áreas de sua gestão”, afirma o diretor-presidente da Procergs, José Leal.

Os estagiários devem começar na Procergs em 2021. A estatal é responsável por diversos serviços do governo gaúcho, operando mensalmente 1 bilhão de transações, além do processamento das notas fiscais eletrônicas de 19 estados brasileiros. 

“Os estudantes selecionados terão a oportunidade de aprender na empresa que é gestora e fiel depositária de algumas das maiores e mais importantes bases de dados públicas do País”, ressalta o coordenador do curso da PUC-RS, Daniel Antonio Callegari.

A meta da PUC-RS é fechar mais acordos do tipo para fomentar a empregabilidade dos formandos do curso, que deve itir 60 novos estudantes por semestre

A universidade faz bem, mas a verdade é que parece pouco provável que os futuros cientistas de dados fiquem desempregados.

Cientistas de dados são apontados com frequência em listas de “profissões do futuro”, ou mesmo do presente, em relatórios que apontam falta de mão de obra especializada no assunto.

Um exemplo recente é uma pesquisa do Linkedin sobre perfis de profissionais com grande movimentação dentro da rede social, que incluiu cientistas de dados entre os 15 listados.

Os profissionais que atuam na área normalmente tem background de TI, estatística, engenharias ou simplesmente inventaram que são especialistas em ciência de dados.

As instituições de ensino parecem estar se dando conta da oportunidade.

No ano ado, a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, ou a oferecer um curso de graduação em Ciência de Dados.

Na época, a FGV disse que era o primeiro curso de graduação sobre o tema no país.

Mais ou menos na mesma época, a Univille, de ville, ou a oferecer uma pós-graduação em Ciência de Dados desenvolvida em parceria com o Inovaparq, parque de inovação tecnológico da região, e com a Sonda.

Ainda neste ano, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, no interior de São Paulo, lançou um curso de graduação em Ciência de Dados. 

Leia mais 6z23s

GOVERNO

schina, ex-Gerdau, assume diretoria na Procergs 4k2km

Há 1877 dias
CARREIRA

Ferrigolo, ex-Oracle, está na Teradata 613920

Há 1897 dias
GESTÃO

Mato Grosso pode fechar estatal de TI 2y436x

Há 2233 dias
SELEÇÃO

Assespro procura startups voltadas à TI 486919

INCIDENTE

Enel vaza dados de 300 mil clientes 2j3o2r

CARREIRA

USP tem graduação em Ciência de Dados 3w6i1v

EDUCAÇÃO

Univille: pós em ciência de dados com Sonda 733r58

CARREIRA

Brasileiro é líder em ciência de dados 2x3s4z