
Renato Mesquita, diretor de riscos da Provu. Foto: Divulgação
A Provu, fintech paulista especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, adotou a solução da Provenir, plataforma americana de decisão de risco baseada em inteligência artificial.
A empresa estava na busca por uma plataforma de decisão baseada na nuvem com o objetivo de potencializar e escalar suas ofertas conforme seu crescimento, dando independência ao time de IT para fazer mudanças.
Além disso, a ideia era permitir o lançamento de novos produtos rapidamente e se conectar com novos provedores de dados sem dificuldades.
“Com a tecnologia e robustez do motor de decisão de crédito da Provenir, nós poderemos automatizar nossa inteligência de crédito sem sobrecarregar recursos internos, garantindo respostas e análises de créditos mais completas e eficientes”, acredita Renato Mesquita, diretor de riscos da Provu.
A solução utiliza dados, inteligência artificial e decisão em uma plataforma unificada que permite uma visão em tempo real do desempenho de decisões, de dados de terceiros e histórico, além de análises automatizadas.
Os usuários podem criar a solução na nuvem como platform as a service (PaaS) que melhor adere às necessidades de cada negócio.
A Provu é o primeiro cliente brasileiro da Provenir, que contratou um diretor comercial no país em maio deste ano e está na América Latina há três. Na região, divulga quatro clientes, sendo dois no México, um em El Salvador e outro na Colômbia.
A Provenir tem 30 anos de mercado, presença em mais de 50 países e processa 3 bilhões de transações por ano, incluindo entre os clientes nomes como HSBC, Wells Fargo e Hitachi.
Fundada em 2015, a Provu é a antiga Lendico. Em 2021 mudou de nome e de marca para se reposicionar e ter um maior alcance dos produtos financeiros.
A fintech conta com dois serviços: o Provu Parcelado e o Provu Empréstimo. Ela possui mais de 300 funcionários no Brasil, já atendeu mais de 90 mil clientes e emprestou mais de R$ 750 milhões.
A empresa possui uma solução de Compre Agora Pague Depois (BNPL, na sigla em inglês), com a qual lojistas oferecem aos clientes uma forma de pagamento em parcelas sem cartão de crédito e recebem o valor da compra à vista.