
A PUC-RS e a Huawei renovaram o convênio entre as instituições. Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS.
A PUC-RS e a Huawei renovaram o convênio entre as instituições, expandindo a atuação do Smart City Innovation Center PUC-RS Huawei, inaugurado em 2016, para a área de ensino.
O objetivo é atuar na formação de pessoas para planejar, desenvolver e implantar projetos que utilizem o conceito de internet das coisas (IoT).
Com a expansão do convênio, a PUCRS a a oferecer um curso de extensão em IoT com certificação Huawei.
“Estamos no Brasil, pelo Brasil, com a missão de investir na capacitação de jovens em TIC e acelerar a jornada rumo à transformação digital”, destaca Liu Wei, vice-presidente brasileiro de relações com o governo da Huawei.
Até 2019, a Huawei projeta capacitar 40 mil pessoas em todo o Brasil. Uma das estratégias para alcançar essa meta é a aproximação com as universidades e com lideranças governamentais.
O número de pessoas capacitadas pela companhia até 2017 supera 28 mil.
“A partir da interação com os diferentes setores da sociedade, percebemos a necessidade de preparar recursos humanos para atuar nesse novo mercado. Em 2017, em parceria com a Huawei, formamos 95 pessoas ”, conta Fabiano Hessel, coordenador do Smart City Innovation Center.
Além disso, o projeto da empresa com a PUCRS segue também com foco em pesquisa e desenvolvimento.
Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a Huawei está no Brasil há 18 anos.
A companhia possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba e um Centro de Treinamento em São Paulo.