Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

PwC tentou impedir divulgação de bug.
A PwC mandou notificações extrajudiciais para uma empresa de segurança alemã, visando evitar a divulgação de uma falha de segurança em um software da companhia que poderia permitir os não autorizados a sistemas SAP.
De acordo com o ZDnet, a ESNC descobriu uma “falha crítica” em um software de segurança da PwC que permitiria que um invasor tivesse o aos sistemas de gestão da SAP, podendo manipular documentos de contabilidade sem ser ser limitado por sistemas de gerenciamento de mudança ou de restrição de o e com a possibilidade de abrir um “backdoor”.
Como é praxe na indústria de segurança, a ESCN procurou a PwC em agosto para discutir o tamanho da falha. A partir desse contato, os pesquisadores dariam três meses para a PwC corrigir a falha antes de fazer uma divulgação.
A PwC, no entanto, enviou uma notificação extrajudicial para a ESNC, intimando a ESNC a não divulgar a descoberta, sob pena de enfrentar consequências judiciais.
Os pesquisadores retornaram dizendo que fariam a divulgação em três meses, recebendo depois disso uma segunda notificação. A ESCN, que já divulgou 100 vulnerabilidades de segurança, divulgou o bug mesmo assim.
Em seu site, a companhia informa trabalhar com tecnologia SAP e ser "trusted by" emmpresas como SAP, Novartis, Volkswagen, KPMG, Daimler e TechData.
Procurada pelo ZDnet, a PwC argumentou que a ESNC não deveria ter tido o ao seu software, uma vez que não era um parceiro licenciado e que o produto não é disponível publicamente, só estando disponível para clientes com licenças.
A PwC disse ainda que o código defeituoso não está incluído na última versão do software.
“O relatório descreve um cenário hipotético e improvável. Não sabemos de nenhuma situação na qual ele tenha se materializado”, comenta a PwC em nota enviada para o ZDNet.
Seja qual for a verdadeira gravidade do bug, é um problema para a PwC, que é junto com as demais Big Four, um dos grandes parceiros de implantação de tecnologia SAP no mundo.