
Há 16% mais vagas para esses profissionais comparado ao ano anterior. Foto: flickr.com/photos/bardmba.
A demanda no Brasil por profissionais com MBA aumentou 16% de 2012 para 2013. O dado foi divulgado no relatório anual da QS, especializada em pesquisas para ensino superior e escolas de negócios.
O Brasil ocupa a oitava posição em número de vagas com esse requisito, mesma colocação do ano ado. O ranking é liderado pela Índia, onde a procura por esses profissionais cresceu 29%, depois vem os Estados Unidos, com acréscimo de apenas 2%, seguido pela China com 35%.
O aumento foi menor do que o registrado no ano ado, quando o país alcançou 22%, segundo matéria do jornal Valor Econômico. Porém, os outros países também desaceleraram. Houve um amento de 14% nas oportunidades mundiais, enquanto, no ano anterior, foi de 15%.
Na América Latina, o índice chegou a 14% em 2012, e nesse ano foi 6%.
A pesquisa teve cerca de 4.300 participantes de empresas em 40 países.
De acordo com o estudo, a procura por profissionais com esse tipo de pós-graduação é uma tendência mundial, principalmente na América do Norte, onde 32% das empresas buscaram estrangeiros em 2013, em 2012 esse índice era 23%.
Na Europa, além do aumento no número de companhias que recrutam em todo continente europeu, cerca de um quarto das empresas também estão buscando ativamente profissionais de outras regiões, entre elas a América Latina.