
Rogério Santos, diretor da RealtON. Foto: Divulgação.
A partir deste mês, o outlet de imóveis RealtON a a oferecer também unidades resgatadas pelos bancos por inadimplência. Os imóveis serão oferecidos no site antes de irem a leilão, com 50% de desconto.
Rogério Santos, diretor da RealtON, espera um crescimento de 28% a 30% nas vendas da empresa no primeiro mês da nova ação.
No primeiro momento, a empresa vai oferecer 100 imóveis no estado de São Paulo. No primeiro trimestre de 2015, a empresa vendeu cerca de 132 imóveis (não relacionados à leilão) com um ticket médio de R$ 500 mil.
O foco inicial do portal, fundado em 2012, eram os imóveis não vendidos por grandes construtoras durante o lançamento de novos prédios e que acabam sobrando.
“Estamos vivendo uma janela de oportunidade e nossa expectativa é que os preços do imóveis se equilibrem após 2016 e que, então, a percepção de descontos seja bem menor. Portanto, estamos em uma excelente fase para aproveitar oportunidades, e essa dos bancos é um exemplo disso”, explica Santos.
O modelo de venda de imóveis retomados por bancos também é a aposta do site Resale, que foi lançado em julho. O portal anuncia unidades com até 50% de desconto sobre o preço da avaliação do imóvel feita pelos bancos.
Inicialmente estão à venda 500 imóveis - residenciais e comerciais - localizados em todas as regiões do Brasil, sendo 39% no nordeste, 37% no sudeste, 18% no sul, 5% no centro-oeste e 1% no norte.
Apesar do preço baixo, há riscos e custos que podem tornar a aquisição desvantajosa. A maioria dos imóveis (89%) vendidos no Resale continua ocupada pelos antigos proprietários.
A instituição financeira pode desocupar a unidade. No entanto, como esse processo judicial pode demorar, os bancos podem preferir rear esse processo ao novo proprietário.