A Rede Energia adotou o Elipse Power, da porto-alegrense Elipse Software, em seus centros de operação da Celpa, Cemat, Celtins e Rede Sul.
O sistema, mais nova tecnologia desenvolvida pela Elipse para o mercado de energia, será usado para automatizar os equipamentos da rede de distribuição do novo cliente, como chaves e religadores, além de subestações de subtransmissão.
A meta é que a tecnologia auxilie na diminuição das perdas de energia na rede, reduzindo custos operacionais e otimizando índices de qualidade.
Com mais de 14 mil colaboradores, a Rede Energia é responsável pelo abastecimento de 34% do território nacional, atendendo a 16 milhões de pessoas em sete estados.
Pelo Elipse Power, a companhia irá gerenciar os centros de operações de suas credenciadas no Celpa, Cemat, Celtins, Rede Sul, Caiuá, EDEVP, EEB, CNEE - Companhia Nacional de Energia Elétrica e CFLO - Companhia Força e Luz do Oeste, abrangendo São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.
Futuramente, a solução deverá contar com um novo centro integrado de informações em São Paulo, através do qual será possível ar todo o sistema.
A Rede Energia distribui 18,5 mil gigawatts hora por ano através de suas 563 subestações.
Além de contar com nove distribuidoras, a empresa é composta por uma unidade geradora e outra comercializadora.
Com toda a estrutura, o faturamento anual do grupo fica na casa dos R$ 7,6 bilhões.