A Riachuelo adotou a solução Big-IP, da F5 Networks. Implementada pela IPconnection, a plataforma já gerou uma redução de 60% no uso de banda da rede varejista, que conta com 112 unidades em todo o país, onde trafegam em rede dados de cerca de cinco mil usuários.
Conforme Rubens Serrano Muchao, gerente de tecnologia da Riachuelo , a solução faz parte de um projeto para unificar a gestão de TI e Telecom de todos os ambientes da companhia a partir do data center próprio instalado em Santana-SP.
“O ambiente total envolve 112 lojas, a Midway, que é o braço de finanças do grupo, três centros de distribuição localizados em Guarulhos, Natal e Manaus, e duas plantas fabris, instaladas em Fortaleza e Natal, onde também opera o call center, que reúne mais de 1,2 mil funcionários”, afirma Muchao.
Segundo o gerente, a grande preocupação de seu time de TI ao adotar a ferramenta era equacionar a infraestrutura de Telecom e garantir a qualidade de serviços dos principais sistemas, como aplicações missão crítica, responsáveis pela efetivação das vendas nas lojas.
Além disso, era preciso coordenar toda a produção nas fábricas e a logística nos centros de distribuição.
“Por trabalharmos principalmente com aplicações baseadas em tecnologia web, em que o processamento de dados acontece de modo distribuído, reunindo informações obtidas em sites distantes, foi fundamental redimensionar a rede para o novo momento da companhia”, diz o gestor.
Agora, segundo Muchao, a performance das páginas dinâmicas sofre um impacto direto da oferta de banda.
Outro ponto que ele destaca foi a conquista de mais espaço na banda para um novo tipo de serviço que está entrando no universo Riachuelo/Guararapes (grupo detentor da rede varejista): a videoconferência.
E, nisso, a F5 Networks também será a fornecedora, com a solução BIG-IP Web Accelerator, focada na garantia do delivery das aplicações web.
“Hoje, uma de nossas aplicações principais é o SICC (Sistema de cartões de crédito), ele é a espinha dorsal dos processos da Midway, e em 2010 ganhou ainda mais complexidade, devido ao fato de termos ado a processar também as bandeiras de cartões de crédito Visa e Mastercard”, comenta Muchao.
Outra aplicação estratégica e que tem que ficar sempre disponível é o sistema de RH, segundo o gestor.
Durante muito tempo rodando em mainframe, esta aplicação agora é baseada em web, o que depende da otimização de banda.
“Estas e outras aplicações representam o coração dos processos de negócios do ecossistema lojas Riachuelo, Midway, centros de distribuição, fábricas de confecções e call center”, avalia o executivo, que está há 20 anos na Riachuelo e há 35 anos no mercado.
Para auxiliar na unificação da gestão das operações de TIC da companhia, uma equipe monitora o tráfego em regime 24x7x365.
“A alta disponibilidade não fica limitada ao horário comercial; muitos jobs são processados também durante a noite, nos fins-de-semana e em feriados”, conta o gerente de TI. “Os gestores da rede trabalham com uma aplicação própria em que um dashboard informa tudo o que está se ando na rede; alertas em cores e mensagens apontam para o que deve ser feito para garantir a continuidade dos negócios”, finaliza.
Além adquirir dois sistemas redundantes Big-IP, para garantir o funcionamento de todo este processo a Riachuelo também ampliou a banda contratada junto à Embratel e à Telefônica.
Com isso, de acordo com Muchao, a meta é ficar no mínimo um ano sem ter de realizar novas negociações com as operadoras de telecomunicações.