INOVAÇÃO

RNP leva conexão a parques tecnológicos 5d1w39

Projeto piloto envolve seis parques, todos ligados a universidades federais e ao governo. 415xw

28 de novembro de 2019 - 15:30
Parques também podem ser atendidos pela RNP. Foto: Pexels.

Parques também podem ser atendidos pela RNP. Foto: Pexels.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pelo backbone de telecomunicações usado por universidades e institutos de educação federais, está ampliando sua atuação para os parques tecnológicos brasileiros.

A iniciativa é resultado de um acordo da RNP, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia com Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

No momento, um projeto piloto está em curso em seis parques tecnológicos, todos ligados ao governo: Parque Tecnológico São José dos Campos, Parque Zenit da UFRGS, Parque da UFRJ, PCT Guamá da UFPA, Parque CITTA da UFCG e BIOTIC.

Os parques foram indicados pela própria Anprotec, uma entidade que reúne mais de 400 entidades, como parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras de empresas.

A divulgação da RNP não chega a mencionar o assunto, mas nada deve impedir que parques ligados a universidades privadas sejam ligados também à chamada “Rede Nacional de Ambientes de Inovação”, se assim o quiserem.

Em nota, a RNP diz que o piloto ajudará a instituição a compreender o funcionamento e a operação de ambientes promotores de inovação e suas necessidades em termos de infraestrutura e serviços baseados TI. 

“A partir daí, será possível ofertar a Ciberinfraestrutura Nacional da RNP como plataforma de inovação para ambientes promotores de inovação em todo o país”, aponta o texto.  

Uma organização social ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, a RNP foi responsável pelo primeiro backbone para a chegada da Internet no Brasil, em 1991.

A RNP tem uma rede de fibra óptica, recebida como contrapartida da Oi ao governo quando da autorização de compra da Brasil Telecom. 

Leia mais 6z23s

INOVAÇÃO

Incubadora da Feevale é Cerne 1 m63e

Há 2143 dias
E

RNP integra atendimento com OTRS 5u2x8

Há 2167 dias
RESULTADO

BNDES investirá em 15 projetos de IoT 13912

Há 2322 dias
ANGOLA CABLES

RNP terá ponto de troca de tráfego acadêmico 3yl2l

EDUCAÇÃO

Microsoft oferece Office 365 à RNP 3t5u4r

CONEXÃO

Vetorial é provedor da RNP em Rio Grande 6b3r3s

PROBLEMAS

Rede Rio sobreaquece e cai 4b4526

MEGATELECOM

Nova rede de fibra chega a USP, Unifesp e Unesp 1b2z2z

ENTIDADES

Sheila Pires deixa a Anprotec 4g2r12

ATENDIMENTO

Finep destina R$ 200 milhões para Indústria 4.0 4b3c

FUTURO

Lançada Câmara Brasileira da Indústria 4.0 192i15