GURIZADA MEDONHA

RS leva 04 projetos a feira mundial da Intel 34724p

Dos 18 projetos brasileiros selecionados pela Intel para competir na ISEF, feira de ciências pré-universitária que a companhia realiza anualmente nos EUA, quatro são do Rio Grande do Sul.  3e563j

 

30 de março de 2012 - 11:43
Delegação brasileira que levou 11 prêmios na Intel ISEF 2011Foto: Divulgação

Delegação brasileira que levou 11 prêmios na Intel ISEF 2011Foto: Divulgação

Dos 18 projetos brasileiros selecionados pela Intel para competir na ISEF, feira de ciências pré-universitária que a companhia realiza anualmente nos EUA, quatro são do Rio Grande do Sul. 

 

Na feira, que este ano vai reunir mais de 1,5 mil estudantes de 65 países, os projetos gaúchos são todos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, selecionados durante a Mostratec, feira pré-eliminatória realizada em Novo Hamburgo.
 
Um deles, batizado de Emeped, trata de um software de avaliação de prioridade de risco na emergência pediátrica, produzido pelo estudante Daniel Henrique Fiala, com orientação do professor Anderson Jean de Farias.
 
Outro projeto é o Revo Foot II, que prevê uma prótese ortopédica de baixo custo para amputados de membro inferior produzida com materiais recicláveis.
 
A autoria é dos estudantes Eduardo Trierweiler Boff e Lucas Strasburg Ferreira, com orientação do professor Ramon Fernando Hans.
 
Há, ainda, o Simdeb II, dispositivo para verificar a medição cardíaca através do cateter de Swan-Ganz, do estudante Caio Francisco Ternus de Abreu, com orientação de André Lawisch.
 
Segundo o autor, o sistema é capaz de aferir a medida do débito cardíaco por meio do cateter de Swan-Ganz, ampliando a confiabilidade da resposta de monitores hemodinâmicos de débito cardíaco.
 
O quarto projeto gaúcho inscrito na feira mundial da Intel é voltado a alternativas de separação de ácido lactobiônico e sorbitol, produzido pelos alunos Eduardo Thadeu Rodrigues e Juliana Hoch, com orientação de Maria Cristina Franck.
 
Também focado na área de medicina, o trabalho é voltado á separação dos dois compostos usados nos líquidos que conservam a estrutura celular dos tecidos, objetivando a diminuição do custo do reagente, por consequência dos conservantes, o que pode ampliar as chances de quem aguarda um transplante de órgão.
 
A Intel ISEF - Intel International Science and Engineering Fair é, segundo a empresa, a maior feira pré-universitária de ciências do mundo. 
 
Os projetos brasileiros foram selecionados em duas feiras nacionais, a Febrace, em São Paulo, e a Mostratec, em Novo Hamburgo.
 
A edição deste ano da Intel Isef ocorre em Pittsburgh, de 13 a 18 de maio, e vai premiar os projetos vencedores com dinheiro e bolsas de estudos em diversas universidades de todo o mundo.
 
Na edição de 2011, a delegação brasileira teve o maior número de premiados de toda a América Latina, com 11 projetos vencedores.
 
O destaque foi a conquista do estudante paulistano Matheus Manuppela, com o primeiro lugar da premiação da Illinois Institute of Technology, na área de Comportamento e Ciências Sociais.
 
O jovem foi premiado com US$ 60 mil em bolsa de estudos na universidade devido ao seu projeto sobre a utilização de jogos de vídeo como método de concentração e autocontrole para adolescentes portadores de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 

Leia mais 6z23s

Intel investe em startups de moda no BR 284m59

Estudantes russos visitam Meta IT 2u5g21

Ciab Febraban premia jovens e estudantes 3v196n

Unisinos: alunos mais próximos da inovação 103g6r

Alunos de MBAs americanos no SAP Labs 224k43