Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Santuário de Aparecida. Foto: divulgação.
O Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, implantou uma solução de rádios digitais, com a ajuda da Motorola Solutions e a paulista TRC Telecom.
Com a solução, o local pretende melhorar o sigilo e nitidez na comunicação entre os agentes, com dados criptografados e rapidez na comunicação para o controle de os, assim como rondas e atendimentos de emergência.
O uso da nova frequência não acarreta em custos para o santuário, que possui licença da Anatel para utilizar duas frequências, com dois grupos diferentes de comunicação.
O santuário conta com cerca de 1,5 mil colaboradores, dentre eles 160 agentes que usarão a solução de rádio Mototrbo. Diariamente o local receber cerca de 240 mil pessoas, com um total anual de 11 milhões de visitantes.
Para José Guedes Filho, gerente de Segurança do Santuário Nacional, o sistema atende a demanda de segurança do local, principalmente em pontos críticos como estacionamento e interior da basílica.
"A solução oferece o sigilo e a nitidez que nossos agentes necessitam para atender os milhares de visitantes do Santuário", afirma.
NA COPA
Em maio, a Motorola Solutions anunciou a venda de suas tecnologia de rádio para o Exército Brasileiro, que foi utilizada na segurança durante a Copa das Confederações, em junho.
Com a solução, a comunicação em cada estado contou com visualização local, contando também com monitoramento feito pelo Exército em Brasília, com ao às posições e localizações das tropas, por meio do sistema de GPS dos próprios rádios.
Os sistemas digitais de radiocomunicação de voz criptografada também serão utilizados na Copa do Mundo de 2014, podendo haver expansão, de acordo com as necessidades do evento.
O sistema fará a cobertura, principalmente, em pontos considerados críticos, como os estádios e arenas, os centros de treinamento das equipes, hotel em que as delegações estarão hospedadas e aeroportos.